Huffpost Brazil

Mistério: as teorias conspiratórias sobre o avião desaparecido da Malásia

Publicado: Atualizado:
MALAYSIAN AIRLINE
ASSOCIATED PRESS

Abatido por um caça. Explodido por terrorista. Sequestrado por elfos. Ou ovnis. Do escassamente crível ao amplamente absurdo, várias teorias populares circulam a respeito do desaparecimento de um avião malaio, enquanto parentes angustiados aguardam notícias sobre o destino dos 239 passageiros e tripulantes a bordo.

Leia também: Interpol considera terrorismo opção pouco provável

O voo MH370, de Kuala Lumpur a Pequim, sumiu na madrugada de sábado, e uma enorme operação de busca com navios e aeronaves de dez países ainda não localizou qualquer vestígio da aeronave, um Boeing 777. As autoridades não descartam totalmente um sequestro ou atentado, mas parecem cada vez mais céticas a respeito de uma possível sabotagem.

Isso, no entanto, não impede que as teorias conspiratórias se alastrem pela imprensa e a Internet, especialmente nos países de origem da maioria dos passageiros, China e Malásia.

No Sina Weibo --espécie de Twitter chinês--, os usuários citam desde um ataque da minoria islâmica uigur, que vive no oeste da China, até uma manipulação dos mercados.

"Talvez tenha sido atingido por um meteoro?", escreveu um usuário chamado laxnic. "Seria um impacto mais forte que o de um míssil, e poderia ter dividido o avião em pedaços pequenos. Tudo teria acabado muito rapidamente."

Na Malásia, muitos usuários veem um mau sinal no código do voo, associando as letras MH à expressão "masih hilang" -- "ainda perdido", em malaio.

A notícia de que dois passageiros embarcaram no voo usando passaportes furtados na Tailândia alimentou as teorias conspiratórias na China e na Malásia, embora a polícia já tenha dito que duvida de uma conexão entre essas duas pessoas e o sumiço do avião.

"O avião não colidiu, pelo menos não vimos nenhuma imagem que sugira isso, e nenhum destroço foi encontrado. Ele está sendo mantido como prisioneiro em algum país por razões políticas", sugeriu o usuário BoZ_ZiE no Sina Weibo.

O jornal malaio New Straits Times, geralmente comedido em suas versões e alinhado com o governo local, ouviu um xamã segundo o qual o avião foi "sequestrado por elfos" e estaria suspenso em pleno ar.

Há ainda a "teoria" de que um OVNI tenha mudado a rota do avião e provocado uma "anomalia nos radares", o que explicaria o "sumiço" da aeronave.

Enquanto isso, as Forças Armadas da Malásia confirmaram nesta terça-feira (11) a informação de que o avião mudou de rota e chegou ao Estreito de Malaca, a centenas de quilômetros da última posição gravada por autoridades civis.

A descoberta desperta questionamentos sobre por que a aeronave, que fazia o voo MH370, entre Kuala Lumpur e Pequim, não estava transmitindo sinais detectáveis por radares civis.

O jornal local Berita Harian citou o chefe da Força Aérea malaia, general Rodzali Daud, dizendo que o radar de uma base militar detectou o avião às 2h40 (horário local) de sábado perto de Pulau Perak, no acesso norte ao estreito, uma hidrovia movimentada que separa a costa oeste da Malásia da Ilha de Sumatra da Indonésia. "Depois disso, o sinal do avião foi perdido", afirmou Daud, conforme o jornal.

Outro oficial militar de alta patente envolvido na investigação confirmou o relato e disse ainda que a Força Aérea acredita que o avião voava baixo. O funcionário falou sob condição de anonimato devido à sensibilidade da informação.

A Interpol considera a hipótese de terrorismo muito pouco provável, mas o diretor da CIA disse nesta terça-feira que as autoridades de inteligência não podem descartar o terrorismo como um fator no desaparecimento do avião da Malaysian Airlines. "Não se pode descontar nenhuma teoria", afirmou John Brennan, diretor da Agência Central de Inteligência dos EUA, em uma rara declaração pública em Washington.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Pela web

Continua busca por avião desaparecido em mistério sem ... - Reuters

Vietnã encontra objeto no mar que pode ser uma das portas de ...

Malásia afirma que avião desaparecido pode ter sido sequestrado ...

Sumiço de avião da Malásia está entre mais raros desastres da ...