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O segredo para nunca mais passar raiva de fome

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Quem nunca passou raiva de tanta fome? Essa sensação é capaz de arruinar até aquele dia que parecia perfeito. Você pode culpar o seu baixo nível de açúcar no sangue por isso - uma queda nos seus níveis de açúcar, ou glicose, significa baixa energia e autocontrole, aumento do mau-humor e procura desesperada por alimento.

Um estudo recente publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências (PNAS, em inglês), relacionou até aumento das brigas de casais à raiva sentida na hora da fome, principalmente quando um dos dois realmente se encontra com baixo nível de açúcar ou glicose no sangue. Afinal, segundo o Vox, "o baixo nível de açúcar faz de você um monstro".

Felizmente, é possível dar fim a ela de uma vez por todas. O The Huffington Post conversou com a nutricionista e blogueira, Dawn Jackson Blatner, e pediu algumas dicas.

E aí você deve estar pensando: se o estudo relacionou essa irritação à baixa da glicose, se jogar nas comidinhas ricas em açúcar não seria uma solução rápida para o problema? Poderiam os sachês de ketchup serem considerados o grande "remédio" da raiva gerada pela fome?

Infelizmente, não. As soluções para o incômodo estão mesmo nos lanchinhos, mas apenas em alguns.

Apesar da queda de glicose, não basta se entupir de açúcar para combater a tal irritação.

TK TK gifs

Os carboidratos ou açúcares simples são digeridos rapidamente pelo organismo, ou seja, você não vai se sentir satisfeito por muito tempo. Pois então, o que devemos realmente fazer quando a fome chega para nos derrubar como uma bola de ferro descendo ladeira abaixo, sendo que ainda faltam horas para a próxima refeição chegar?

Aposte nos lanchinhos certos, especialmente naqueles que combinam:

legumes

"Alta concentração de água e ricos em fibra", observa Blatner. Focar nas fibras é importantíssimo.


+



proteinas



São alimentos que dão energia, diz ela.


Aqui estão algumas das combinações sugeridas por Blatner:

Manga + pistache

pistachios

Maçã + amêndoas

almonds

Bananas + nozes

bananas

Tomate cereja + queijo mussarela de búfala

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Mas Blanter alerta que não se deve esperar a fome bater para começar a resolver o problema. Antes de chegar ao ponto em que os lanchinhos se fazem necessários, você pode tomar algumas medidas preventivas. Extinguir a fome incontrolável, infelizmente, não é tão simples quanto uma medida de primeiros socorros (apesar de algumas pessoas sentirem como se estivessem entrando em colapso, quando começam a "passar mal" de fome), então comece cronometrando as suas refeições para evitar que esse tipo de sensação tome conta de você.

Segundo Blatner, é importante também escolher sempre alimentos balanceados, ou optar por refeições que vão garantir a saciedade por mais tempo e impedir uma queda abrupta do açúcar:

Foque nas refeições balanceadas. Cada refeição deve ter proteínas, grãos integrais e vegetais coloridos preparados com gordura saudável. Quando você se alimenta dessa forma, eles geram energia e combustível para a liberação de vitaminas, que permanece por mais tempo e de maneira estável no organismo. Quando você não come porções equilibradas, os níveis de energia agem como se estivessem em uma montanha russa, caindo do pico mais alto ao mais baixo rapidamente. A combinação saudável mantém a saciedade e a energia, porque os grãos agem como combustível imediatamente, as proteínas e gorduras boas mantêm a energia gerada, a água e a fibra promovem a saciedade, enquanto as vitaminas e minerais, sempre tão necessários, acabam sendo garantidos.

Mas não se esqueça nunca de equilibrar o tempo entre as refeições - isso é crucial. Se você planeja ter sempre três refeições maiores ao longo do dia com intervalo de 4 a 6 horas entre elas, então está no caminho certo. "Você só vê pessoas passando raiva de fome quando elas pulam refeições ou fazem intervalos muito longos", explica a especialista. Portanto, não pule o café da manhã, o almoço ou o jantar. Caso contrário você corre o risco de entrar para esse seleto grupo raivoso.

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(Comer é a melhor parte do dia)

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