Huffpost Brazil

7 coisas que existem há muito mais tempo do que você imagina

Publicado: Atualizado:

Sabia que as selfies são mais antigos que o pão fatiado?

Com a história de um emoticon de 366 anos de idade vindo à tona, parece ser um bom momento para juntar outras “coisas da internet” que na realidade existem há muito tempo. É um pouco difícil atribuir datas precisas a fenômenos culturais, mas, basicamente, eles existem há mais tempo do que você imagina. Se você achava que Drake criou o YOLO ou que o BuzzFeed criou a “listicle”, continue a ler, porque TUDO O QUE VOCÊ SABE ESTÁ ERRADO.

1. Selfies

TK TK gifs

Acredita-se que Robert Cornelius tenha feito o primeiro selfie da história em 1839. Parece que nos primórdios da fotografia os selfies eram comuns, porque custava menos para os fotógrafos usar a si mesmos como modelos enquanto treinavam tomadas.Mas, se você acredita que pinturas possam ser consideradas selfies, o “Autorretrato em um Espelho Convexo” (veja abaixo) de Parmigianino pode ser um dos primeiros, já que foi pintado em 1524 e possui muitos pontos de semelhança com o selfie contemporâneo.

beyonce selfie

Como observa o crítico de arte da New York Magazine Jerry Saltz: “Todos os atributos do selfie estão presentes: o rosto do sujeito mostrado desde um ângulo bizarro, o braço alongado, o escorço, a distorção da composição, a intimidade do close-up.”

Imagem: WikiCommons

2.Histórias sobre animais

90731889

Artigos de jornal sobre gatos não são novidade. O New York Times chegou a publicar um artigo em 1928 defendendo os textos sobre animais. O autor da reportagem, Warren Irvin, postulou que “a história mais antiga de todas é provavelmente a história de animais” e explicou que “os jornais dedicam milhares de colunas por ano a [histórias sobre animais]”. A reportagem trazia uma foto grande de um gato atravessando a rua, com a legenda “Até um Gato É Capaz de Parar o Trânsito”.

Saiba também que LOLcats existe basicamente desde o século 19 e início do século 20 e tinha essa cara:

cats

Images: WikiCommons

3. GIFS

TK TK gifs

Talvez esses não sejam tecnicamente "GIFs", já que os GIFs foram criados por Steve Wilhite num computador em 1987, mas GIFs pré-digitais existiam no século 19 sob a forma de ilusões óticas mecânicas. Os aparelhos usados para criar essas animações repetidas tinham nomes bizarros como zootrópios, fenacistocópios e taumatrópios, que são muito mais divertidos de pronunciar que “GIF”.

“No meu tempo, tínhamos que assistir a Emma Stone fazendo expressões faciais engraçadas repetidas no zootrópio local”, teria dito alguém que viveu 150 anos atrás.

TK TK gifs


4. YOLO

140082434

A frase “you only live once” (“só se vive uma vez”) parece ter surgido pela primeira vez no início do século 18, quando Samuel Richardson escreveu “vivemos uma vez apenas neste mundo”. A frase contemporânea começou a ser usada no século 19, segundo o diretor de Dicionários dos Estados Unidos da Oxford University Press. Finalmente, outros destacam que a abreviação YOLO também apareceu quando Mickey Hart, baterista do Grateful Dead, chamou sua fazenda de YOLO. Na cultura mais popular, a grife de roupas YOLO foi lançada por Adam Mesh, que participou do reality show “The Average Joe”, em 2004, e que os Strokes tiveram um single intitulado You Only Live Once, para o qual lançaram uma campanha de divulgação chamada Operation YOLO” em 2006.

Se você ainda não se cansou do assunto, faça uma viagem a Yolo County, na Califórnia, ou compre a antologia de textos intitulada “The Yolo Pages”, lançada há pouco tempo.

yolo

Image: Boost House

5. Listicles

listicle

IMAGEM:

DEZ COISAS QUE VOCÊ JULGARIA INACREDITÁVEIS

E no entanto, lendo sobre elas, você descobrirá a explicação dessas maravilhas.

SERÁ QUE:

Você pode dar a volta ao mundo com meio quilo de carvão?

Dá para fazer um omelete sem ovos?

Você pode esquecer que é casado?

Um homem pode correr mais rápido que um antílope?

É possível que um multimilionário não consiga se satisfazer?

Um clube de mulheres pode ser administrado como um de homens?

A sociedade inventou um esporte mais perigoso que o futebol?

O reino de anarquia da Rússia está ficando pior?

A alma pode ser encontrada?

Você pode obter uma reprodução realmente artística de um desenho de US$1.000 por 5 cents?

Não se sabe se a imagem acima é do “primeiro listicle da história” (se bem que essa honra na verdade seja de um texto publicado por Moisés e escrito por Deus), mas o site TriviaHappy encontrou esse artigo publicado em 1906 pelo The New York World. E não era um jornal qualquer: The World era uma das publicações mais lidas dos Estados Unidos, sendo Joseph Pulitzer seu publisher. Foi também o primeiro jornal a praticar o chamado jornalismo marrom e, poderíamos dizer, o “clickbait” (manchetes caça-cliques).

Considerando o legado deixado por Pulitzer, talvez o comitê do Prêmio Pulitzer devesse estudar a possibilidade de acrescentar os “listicles” à sua categoria de prêmios em 2015. Ou, melhor ainda, incluir uma categoria de “artigo mais assombroso”.

TK TK gifs

Imagem: Library of Congress

6. Social Media

TK TK gifs

De acordo com artigo publicado pelo Wall Street Journal, “mídia social” é algo que na realidade foi criado pelos romanos da antiguidade, já que eles tinham uma rede complexa de partilha de fofocas e atualizações de informações, usando cartas. O escritor Tom Standage explica: “Em lugar da banda larga, com a qual copiar e transmitir informações é rápido e barato hoje em dia, os romanos tinham escribas e mensageiros, muitos dos quais eram escravos”. Talvez devamos agradecer especificamente ao filósofo romano Cícero, já que, segundo o artigo, ele “pode ter inventado a mídia social”.

Talvez “A Rede Social” devesse ter sido mais assim:

TK TK gifs


7. Photobombs

97364603

Embora a autenticidade da foto acima ainda não tenha sido confirmada, consta que seria uma das primeiras “photobombs” já registradas, dependendo de como você define a brincadeira. Obviamente esta photobomb teria sido muito difícil de fazer, já que naquela época levava-se relativamente muito tempo para clicar uma foto.

Mesmo assim, as photobombs existem há no mínimo um século e geralmente são ainda mais hilárias em preto e branco. Dito isto, esta imagem ainda é responsável pela maior photobomb de todos os tempos.

Todas as imagens são da Getty, a não ser as exceções declaradas.

Também no Brasil Post:

Close
As selfies mais bizarras do mundo
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção