Huffpost Brazil

Político japonês Ryutaro Nonomura chora e faz escândalo ao tentar explicar gastos com viagens pessoais (VÍDEO)

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Tem coisas que a gente só vê no Japão mesmo, daquelas que não dá para imaginar no Brasil. A mais recente dela surpreendeu até a população japonesa. O protagonista é o político Ryutaro Nonomura, de 47 anos, que literalmente fez um escândalo em cadeia nacional de TV.

O motivo do ‘berreiro’ do parlamentar foi a sua tentativa de explicar os gastos de R$ 65,2 mil (3 milhões de ienes), provenientes de dinheiro público, para viagens particulares. Mesmo declaradas – de maneira precária, diga-se –, as idas e vindas do político geraram acusações de desperdício de recursos da população.

“Eu finalmente me tornei um membro parlamentar com o único propósito de mudar a sociedade (...). Esse Japão... quero mudar essa sociedade. Eu apostei a minha vida nisso, vocês não entendem?”, balbuciou, entre grunhidos, gritos e um choro constante.
O escândalo de Nonomura acabou viralizando na internet. Até mesmo entre a população japonesa, conhecida por ser contida em suas emoções, o destempero do político chamou e muito a atenção.

Mesmo atrapalhado, o pedido de desculpas do parlamentar japonês à população, ao que parece de uma maneira tão espontânea e emocional, é algo que o brasileiro ainda não viu por aqui. E, bem, talvez demore um pouquinho, levando em conta os mais recentes escândalos de corrupção nas diversas esferas da política nacional.

Por enquanto, uma história assim só para japonês ver mesmo.