Huffpost Brazil

Os 15 melhores romances brasileiros do século 21

Publicado: Atualizado:
LEITURA
iStock
Imprimir

Neste momento, Chico Buarque e Augusto Cury são os dois únicos escritores brasileiros entre os 20 mais vendidos na categoria ficção em 2015. De acordo com o PublishNews, que monitora a vendagem de 12 cadeias de livrarias, "O Irmão Alemão", de Chico, é o terceiro livro de ficção mais vendido nos 42 primeiros dias deste ano , com 19.304 exemplares. "Felicidade roubada", de Cury, aparece na oitava posição, com 8.076 cópias.

Ao olhar a lista, nota-se a quase hegemonia de romances "água com açúcar" e literatura erótica. Gayle Forman, John Green e E.L. James reinam soberanos na leitura dos brasileiros, hábito este que sempre é posto à prova: é comum a gente ouvir que "o brasileiro não lê".

Talvez seja esta a realidade. A última edição do estudo Retratos da Leitura, de 2012, revelou que o brasileiro lê apenas quatro livros por ano — e dos quatro, chega ao fim de apenas dois. Este cenário, contudo, pode estar mudando: os primeiros resultados do Vale Cultura mostraram que, entre janeiro e junho de 2014, dos R$ 13,65 milhões consumidos pelos portadores dos mais de 215 mil cartões do programa, 88,01% (aproximadamente R$ 12 milhões) foram destinados à aquisição de livros, jornais e revistas.

Para que o brasileiro leia cada vez mais — sobretudo literatura produzida no País — o Brasil Post fez uma lista dos 15 melhores romances brasileiros publicados nos 15 primeiros anos do século 21. A seleção foi feita com base em premiações e na escolha do editor do portal. Eles não estão em ordem alguma — e certamente não são os únicos romances que merecem ser lidos. Tome a lista como uma bússola da produção literária neste século e boa viagem!

Close
2001-2015: os 15 melhores romances brasileiros
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

 

LEIA TAMBÉM

- 9 orientações para os pais incentivarem as crianças a ler mais

- Novas tecnologias, velhos hábitos: smartphones impulsionam a leitura de livros físicos

- Quais livros mais marcaram os brasileiros? O Facebook sabe a resposta

- Mais vale um Paulo Coelho que um Marcel Proust

- Amazon no Brasil e nosso sorriso de desespero

Mais literatura:

Close
Retrospectiva 2014: 11 escritores que nos deixaram
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção