Huffpost Brazil

Emmy 2015: Viola Davis é primeira mulher negra a ganhar Emmy de melhor atriz dramática e faz discurso emocionante

Publicado: Atualizado:
VIOLA DAVIS
Getty Images
Imprimir

Viola Davis fez história neste domingo (20). Ela se tornou a primeira mulher negra da história a ganhar um Emmy de melhor atriz na categoria dramática por How To Get Away With Muder.

Viola Davis concorreu com Taraji P. Henson, de Empire, que também é negra, e Claire Danes, de Homeland, Tatiana Maslany, de Orphan Black, Elizabeth Moss de Mad Men e Robin Right de House of Cards.

Na história dos 67 anos do Emmy Awards somente atrizes brancas levaram este prêmio. Mulheres negras só tinham ganhado em categorias de comédia e minissérie, por exemplo.

Mas a melhor parte vem agora.

viola davis

Em seu discurso de agradecimento, Viola lembrou outras atrizes negras que ganharam e disputaram prêmios — e foram, muitas vezes, preteridas pela indústria do entretenimento.

"Na minha mente, eu vejo uma linha. E sobre essa linha que eu vejo campos verdes e flores lindas e belas mulheres brancas com seus braços esticados para fora sobre essa linha. Mas eu não consigo chegar lá, não sei porque. Eu não consigo superar essa linha. Harriet Tubman disse isso em 1800", disse, ao começar seu discurso de agradecimento.

E continua:

"E deixe-me dizer uma coisa, a única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem."

Davis continuou, falando os nomes de outras atrizes negras como Taraji P. Henson, Halle Berry e Kerry Washington, que, inclusive, não segurou as lágrimas na plateia.

"Obrigada a estas mulheres que ajudaram a redefiniu o que significa ser bonito, ser sexy, ser uma mulher protagonista, ser negra. Então obrigada a todos os escritores e o pessoal maravilhoso da industria da televisão que permitiu que isso acontecesse".

A plateia foi às lágrimas e aplaudiu (muito) a atriz. Assista ao vídeo do momento:

DES-TRU-I-DO-RA!

Outras duas atrizes negras também foram contempladas com Emmys: Regina King, como atriz coadjuvante de minissérie ou telefilme por American Crime e Uzo Aduba, como Melhor atriz coadjuvante em série dramática por Orange Is the New Black.

uzo aduba regina

É a hora e a vez das mulheres negras na televisão.

LEIA MAIS:

- Mulheres e negros ainda são minoria entre os diretores das produções de séries para TV

- 'How to Get Away with Murder': a eletrizante série de Viola Davis

- Emmy 2015: 'Game of Thrones' e 'Veep' são as grandes vencedoras

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: