Huffpost Brazil

A reação das pessoas à foto de Manuela D'Ávila é a prova de que amamentar ainda é tabu

Publicado: Atualizado:
MANUELADAVILA
Deputada Manuela D'Ávila amamenta a filha Laura em foto publicada no Instagram | Reprodução/Instagram
Imprimir

A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) recebeu várias críticas após uma foto de seu Instagram, na qual ela amamenta sua filha, ter sido publicada no blog Maternar, num post sobre vacinação.

A reação das pessoas à imagem, como ressaltou a parlamentar, é mais uma prova da importância de leis como a que foi aprovada no Estado do Rio Grande do Sul, que garante que as mulheres possam amamentar em qualquer lugar, público ou privado, ainda que exista espaço específico para a atividade.

“Quando aprovamos a Lei que permite amamentar em qualquer lugar alguns disseram ser bobagem. Taí a expressão da necessidade de mudarmos radicalmente os conceitos de muitos!”, escreveu D’Ávila, que é uma das autoras da lei, em sua página no Facebook.

Quando aprovamos a Lei que permite amamentar em qualquer lugar alguns disseram ser bobagem. Taí a expressão da...

Publicado por Manuela D'Ávila em Quarta, 13 de janeiro de 2016


Manuela ainda respondeu a dois comentários específicos e deu uma bela cutucada em um dos usuários, que julgou “desnecessária a exposição da mama de uma deputada”, ao lembrá-lo que o modo como a mulher é ilustrada em propagandas de cerveja não causa a mesma indignação.

Infelizmente, como ela citou ao fim de seu post, a dificuldade para mães conseguirem amamentar seus bebês em espaços públicos ou de trabalho é algo que se estende para além do Brasil.

A deputada espanhola Carolina Bescansa, que amamentou seu bebê em meio à sessão do plenário espanhol nesta semana, sofreu retaliação por parte do líder do Congresso e até mesmo de outras deputadas.

Um gesto que deveria ser natural ainda é visto como “polêmica” ou “exposição”. Isso se deve muito ao fato do corpo da mulher ainda ser um tabu e não pertencer de fato a ela, apenas servir à fetichização e ao mercado, como demonstram as propagandas de cerveja e a pornografia.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


Também no HuffPost Brasil

Close
Projeto de fotógrafos incentiva a naturalização do ato de amamentar
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção