Huffpost Brazil

Não é a maconha! Álcool é a 'porta de entrada' das drogas, aponta pesquisa

Publicado: Atualizado:
Imprimir

"A maconha é a porta de entrada das drogas". Quem nunca ouviu isso? Bem, agora a ciência nos ajuda a acabar com esse mito.

O álcool é a primeira substância consumida por pessoas que mais tarde apresentam problemas com o uso de drogas. Esse é o resultado de uma pesquisa publicada neste mês no Journal of School Health, nos Estados Unidos, e que você pode acessar aqui.

Pesquisadores da Texas A&M University e da University of Florida avaliaram os padrões de uso de drogas nos Estados Unidos ouvindo 2.835 estudantes.

A pesquisa informa ainda que o consumo de álcool entre os jovens, na maioria das vezes, precede do uso de tabaco ou maconha. Há também uma relação entre a idade em que os jovens começam a consumir álcool e a predisposição para o abuso de outras substâncias mais tarde.

beer

"Os entrevistados que iniciaram o uso de álcool na sexta série relataram tempo de vida significativamente maior no uso de substâncias ilícitas e também o uso de substâncias ilícitas mais freqüentes do que aquelas que iniciam o uso de álcool na nona série ou mais tarde".

A conclusão é: "Nossos resultados apontam que quanto mais cedo ocorre o contato com álcool, mais provável é que as pessoas se envolvam com o uso de substâncias ilícitas no futuro".

Estudos anteriores já apontavam a total falta de veracidade na frase de que "a maconha é a porta de entrada das drogas". Mas apontar o álcool como o grande vilão é novo. E esclarecedor também.

weed

LEIA TAMBÉM:

- É possível saber quantas pessoas morreram de overdose de maconha no Brasil em 2015

- 59% dos brasileiros são favoráveis ao uso medicinal da maconha, aponta pesquisa

- Maconha encolhe drasticamente forma agressiva de câncer no cérebro, aponta estudo


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:


Também no HuffPost Brasil

Close
Os usuários de maconha mais influentes nos EUA
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção