Lula deixaria 'Marx e Hegel envergonhados', afirmam promotores em pedido de prisão
Os promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo afirmaram, no pedido de prisão preventiva de Luiz Inácio Lula da Silva, que "as atuais condutas" do ex-presidente "que outrora chegou a emocionar o país ao tomar posse como Presidente da República em janeiro de 2003 ('o primeiro torneiro mecânico' a fazê-lo de forma honrosa e democrática), certamente deixariam Marx e Hegel envergonhados".
Leia o pedido de prisão do ex-presidente na íntegra.
Lula foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica em relação ao triplex do Condomínio Solaris, no Guarujá, litoral sul de São Paulo. Segundo os promotores, o objetivo da prisão preventiva é garantir a aplicação da lei penal, “pois sabidamente possui poder de ex-presidente da República, o que torna sua possibilidade de evasão extremamente simples”.
No pedido encaminhado a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, os promotores citam "o princípio constitucional da legalidade, ou seja, de que ninguém está acima ou à margem da lei" e alegam que Lula "atentou contra a ordem pública ao desrespeitar as instituições que compõem o Sistema de Justiça".
Para os promotores do Ministério Público de São Paulo, o ex-presidente "jamais poderia inflamar a população" e, segundo eles, foi isso que o ex-presidente fez "valendo-se de toda sua 'força político-partidária', ao convocar entrevista coletiva após ser conduzido coercitivamente para ser ouvido em etapa da Operação Lava Jato".
Conserino, Blat e Araújo citam ainda o vídeo gravado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) no qual é possível ouvir Lula dizer "eles que enfiem no cu todo este processo", o que os promotores chamam de um "verdadeiro ataque às instituições do Sistema de Justiça". "Mais não é preciso dizer", completam no item 128 da denúncia.
Durante coletiva de imprensa, os promotores negaram motivação política e disseram ter baseado a denúncia contra Lula em documentos e relatos de testemunhas. "O nosso calendário é judicial, pouco importando se este ou aquele procedimento tenha repercussão política", afirmou Blat.
Apesar de falarem aos jornalistas por mais de uma hora, em nenhum momento os promotores confirmaram o pedido de prisão do ex-presidente. O pedido do Ministério Público só veio à tona após a coletiva, com a divulgação na íntegra da denúncia.
A citação a Marx e Hegel na denúncia gerou repercussão nas redes sociais e os nomes dos filósofos estavam nos trending topics do Twitter na noite desta quinta-feira (10). Especialmente porque, possivelmente, os promotores queriam escrever "Engels" em vez de "Hegel". O alemão Friedrich Engels fundou com Karl Marx o marxismo e foi co-autor do Manifesto Comunista.
É muito irônico que o Lula seja ofendido de burro por não ter ensino superior e o pedido de prisão pra ele tenha um erro tipo Marx e Hegel
— thaís cabelinha (@thais_inha) March 10, 2016
nem o Moro no auge da popularidade teria coragem de acatar o pedido do promotor decoreba. estejamos atentos. só isso. marx e hegel,putz, !!
— Observotário do PIG (@observotariopig) March 10, 2016
Sabe aquela dupla de cantores sertanejos, Marx e Hegel? #enfiaoprocessonoCunha
— Jose Jararaca Abreu (@zehdeabreu) March 10, 2016
Conseguiram encaixar um "Marx e HEGEL" na denúncia"
Esses promotores tão parecendo minha tia reaça pagando de intelectual no WhatsApp.— JornalismoWando (@JornalismoWando) March 10, 2016
Na ditadura, meu pai começou a ser preso por causa do Jorge Amado. Depois por livro com capa vermelha. Lula vai preso por desgostar Hegel.
— VIOMUNDO (@VIOMUNDO) March 10, 2016
Inédito da Justiça brasileira: Mandar prender alguém com textão de Facebook...
(ps. Marx e Hegel, será que eu os decepcionei também? kkkk)— Bruno Heleno (@Bruno_Heleno) March 10, 2016
Eis que a dupla sertaneja Marx e Hegel lançou seu primeiro hit explicando o que é MP-SP : #MicoPublico de São Paulo.
— Beto (@essebeto) March 10, 2016
Imagina o promotor? "Friedrich Engels, Friedrich Hegel, vamos todos morrer mesmo..."
— Lola Ferreira (@lolaferreira) March 10, 2016
ATENÇÃO!!! Quem botar "Marx e Hegel" nas minhas provas estará reprovado!! Tenho dito!!!
— Paulo Gustavo (@pgscarvalho) March 10, 2016
A exemplo o MP que citou Marx e Hegel para pedir a prisão do Lula. https://t.co/HnJ8xSFhgh
— Thaís Verena (@thaisverena_) March 10, 2016
LEIA MAIS:
