Huffpost Brazil

INCRÍVEL: Avião movido exclusivamente a energia solar atravessa Oceano Pacífico

Publicado: Atualizado:
IMPULSE 2
Handout via Getty Images
Imprimir

O avião Solar Impulse 2 chegou neste domingo (24) à Califórnia, nos Estados Unidos, depois de atravessar o Oceano Pacífico, etapa mais perigosa da volta ao mundo executada pela primeira aeronave movida exclusivamente com a energia do sol.

A aeronave pousou na localidade de Mountain View, ao sul de São Francisco, às 23h44 (horário local), segundo informou a página do projeto na internet.

O Solar Impulse 2, pilotado por um dos seus criadores, o suíço Bertrand Piccard, voou durante três dias e três noites, saindo do Havaí, e percorreu 4.528 quilômetros.

Concluída esta etapa, considerada a mais perigosa pela falta de pontos para pouso em caso de emergência, o avião solar completou o trajeto que cruzava o Pacífico e que foi iniciado em 2015 pelo outro criador do projeto, o também suíço André Broschberg.

No Havaí, de onde partiu na última quinta-feira (21), a aeronave ficou parada durante quase 300 dias, para o reparo de avarias que ocorreram durante um voo que partiu do Japão.

A expectativa agora é que o avião solar prossiga até Nova Iorque, de onde seguirá para a Europa, para o norte de África e, finalmente, para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde começou a viagem, em março de 2015.

O projeto visa demonstrar ao mundo as potencialidades das energias renováveis.

Também no HuffPost Brasil

Close
Bunker nazista vira centro de energia limpa na Alemanha
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção