Huffpost Brazil

Oposição na Venezuela coleta assinaturas para tirar Maduro da Presidência

Publicado: Atualizado:
VENEZUELA
ASSOCIATED PRESS
Imprimir

Milhares de venezuelanos fizeram nessa quarta-feira (27) longas filas para assinar os formulários, entregues pelo Conselho Nacional (CNE) à oposição, para pedir um referendo com o objetivo de revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro.

Segundo o CNE, para avançar com o referendo, a oposição deverá recolher 197.721 assinaturas válidas, o que corresponde a 1% do número de eleitores inscritos no Registro Eleitoral.

Em Caracas, centenas de pessoas foram aos centros de coleta de assinaturas. Os eleitores faziam comparações entre as longas filas para comprar alimentos e para assinar o pedido de referendo. Eles manifestavam a disposição de permanecer na fila o tempo necessário para cumprir o objetivo.

De acordo com a imprensa local, as longas filas foram verificadas em vários estados, entre eles Amazonas, Vargas, Táchira, Lara e Arágua.

O ex-candidato da oposição à presidência Henrique Capriles Radonski disse que nas próximas horas a oposição terá as assinaturas necessárias, que serão entregues ao CNE na próxima segunda-feira (2). A administração pública não abre às quartas, quintas e sextas-feiras, para contribuir com a economia de energia elétrica no país.

A coleta de assinaturas é o primeiro passo para pedir o início de um processo destinado à realização de referendo revogatório do mandado do presidente. O segundo passo consiste na coleta de 20% das assinaturas dos eleitores, que vão respaldar o pedido feito às autoridades eleitorais.

A oposição estima que uma vez cumpridas todas as etapas legais necessárias, o referendo ocorra entre setembro e novembro deste ano.

Também no HuffPost Brasil

Close
Hugo Chávez
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção