Huffpost Brazil

Por que o ruído branco pode ser o segredo de uma boa noite de sono

Publicado: Atualizado:
SLEEPING
USA, New Jersey, Jersey City, Man sleeping in bed | Tetra Images via Getty Images
Imprimir

Muita gente diz que não consegue pegar no sono sem a ajuda de uma máquina de ruído. Mas por que esse barulhinho nos ajuda a dormir?

Pode parecer pouco intuitivo usar sons para acalmar o cérebro, mas estudos mostram que o ruído branco – seja o zumbido do ar-condicionado ou o barulho da chuva que sai da sua máquina de ruído – pode ser uma ferramenta eficiente para melhorar seu sono.

Christopher Winter, neurologista e especialista em sono de Charlottesville, nos Estados Unidos, explicou ao The Huffington Post como o barulho pode ajudar a pegar no sono – e continuar dormindo.

“É muito importante que o quarto esteja silencioso – essa é a situação ótima para o sono”, disse Winter, que também é blogueiro do HuffPost. “Mas as máquinas de ruído são uma boa ajuda se a pessoa não tem como controlar o som do quarto.”

Nossos cérebros continuam processando os sons enquanto estamos dormindo – é por isso que acordamos quando ouvimos alguma coisa. Então, se você não consegue se livrar de todos os barulhos do seu quarto, uma máquina de ruído pode ser a solução.

O ruído branco mascara os sons que podem nos acordar, como ronco, trânsito da rua ou um vizinho ouvindo música alta. Como o som é regular, mas imprevisível, ele cativa nossa atenção de forma gentil, sem exigir concentração.

“Não há nada para processar – é um som muito básico e não-repetitivo”, disse Winter. “É um ruído ambiente que ... passa pela nossa consciência e não desperta nenhuma emoção.”

Mesmo as pessoas que conseguem dormir com um pouco de barulho podem mudar de fase do sono e apresentar mudanças na frequência cardíaca e na pressão arterial quando ouvem ruídos, diz a Fundação Nacional do Sono.

“Quando você está dormindo, o cérebro ainda está recebendo inputs auditivos e os processando de forma rudimentar”, disse Winter. “O cérebro está escutando ativamente – mas não a ponto de que você aprenda a falar inglês enquanto dorme.”

Pesquisadores envolvidos em um estudo de 2014 tocaram uma gravação de um narrador lendo uma lista de palavras enquanto as pessoas dormiam. Eles descobriram que os cérebros dos participantes automaticamente categorizavam as palavras como “verbos” ou “cores”.

Mas o ruído branco não faz mágica. Algumas pessoas afirmam que ele aumenta a sensibilidade aos sons que ele está tentando mascarar, relata a revista Popular Science.

Mas, para muita gente, dormir melhor pode não ser só uma questão de se livrar do barulho – talvez a solução seja substituí-lo por um barulho melhor.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- O sono do brasileiro está cada vez pior. O resultado: Ansiedade, obesidade e depressão

- O que aconteceu quando passei a dormir uma hora a mais toda noite

- 4 grandes benefícios de dormir pelado

Também no HuffPost Brasil:

Close
10 frases inspiradoras que mostram o quanto amamos dormir
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção