Huffpost Brazil

Pare de perguntar o que aconteceu com o rosto de Lil' Kim. Você já sabe

Publicado: Atualizado:
Imprimir

“O que aconteceu com o rosto de Lil’ Kim?” Essa é a pergunta que vem depois das recentes selfies em que ela aparece irreconhecível, mostrando uma pele super clara e um cabelo tingido de loiro.


Mesmo que você não lembre de Kimberly Denise Jones no auge, nos anos 1990 e 2000, a transformação dela de gatinha negra para o que vimos agora é incrivelmente chocante. Ela teve muitos rostos (e passou por várias cirurgias), mas essa versão atual é inquietante não porque ela está tão diferente, mas porque sua pele está tão clara.

As pessoas têm falado muito a respeito nas redes sociais, deixando comentários como “Lil’ Kim agora é branca?” no Instagram da artista e produzindo meme atrás de meme sobre a suposta tentativa de se transformar em uma branca ou em uma latina. É fácil rir das plásticas malfeitas ou da pele clareada. Mas e a pergunta sobre o porquê de uma mudança tão radical?

Lil’ Kim vem mudando sua aparência pelo menos desde 1999, começando com lentes de contato azuis e apliques platinados e depois passando para cirurgias no nariz, implantes de silicone e assim por diante. Ela falou várias vezes sobre seus problemas de autoestima. Em uma entrevista de 1996, logo depois do lançamento de Hard Core, ela falou sobre o impacto de relacionamentos passados:

http://2brwngrls.tumblr.com/post/143387133767/fuckyeslilkim-i-love-her-so-much

"Quando era mais jovem, tive vários relacionamentos em que os homens me diziam que eu não era tudo aquilo, que eu era feia e que, sem eles, eu não seria nada."

"Agora que sou mais velha, estou jogando tudo de volta na cara deles. Tipo: ‘Eu sou alguém. Não preciso de você nem de nenhum homem porque faço sozinha. Agora é a hora de trabalhar minha autoestima.'"

Mas nem sequer uma estreia de sucesso e o respeito na indústria da música, aparentemente, puderam resolver as questões de autoestima de Lil’ Kim.

Mais tarde, em 2000, ela diria à revista Newsweek:

“A minha vida inteira os homens disseram que eu não era bonita o suficiente, até mesmo os caras com quem eu estava saindo. Eles sempre me botaram para baixo, como o meu pai. Até hoje, quando dizem que sou bonita, não consigo enxergar. Não enxergo, apesar do que disserem.”

Lil’ Kim, como milhões de mulheres de pele escura, foi levada a acreditar que é feia por não ser branca ou de pele mais clara. A diferença entre Kim e tantas outras mulheres que sofrem com esse tipo específico de autoestima é que Kim tem dinheiro e acesso a médicos que a incentivam a se transformar em uma pessoa diferente.

Some-se a isso a pressão sofrida pela maioria das mulheres da indústria do entretenimento para atingir níveis de beleza irrealistas. Talvez a coisa mais triste da transformação de Kim seja o fato de que ela reflete um look que é celebrado e aplaudido – mas não no caso dela.

Ficamos chocados com a foto. Mas onde estava o choque em 2005, quando ela começou a clarear a pele? Embora ela seja um caso extremo, não é a primeira mulher negra que sentiu a necessidade de clarear a pele ou mudar de aparência para acompanhar a chamada beleza “ideal”.

A rapper Azealia Banks, muito comparada a Kim e a Foxy Brown, admitiu ter clareado a pele:

"Depressão. É confuso ver mulheres brancas/de pele mais clara avançando embora tenham músicas muito piores que as minhas."

Outras artistas negras, de Banks a Kelly Rowland a K. Michelle também foram julgadas por supostamente clarear a pele. Mas por que somente criticá-las e não às circunstâncias? Por que não criticar uma indústria e uma sociedade que as faz acreditar que uma pele mais clara é necessária para ser bonita e para fazer sucesso?

O que aconteceu com o rosto de Lil’ Kim? Sexismo. Racismo. Colorismo. Sociedade. Abuso. Misoginia. Pode escolher.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.
Close
E se os negros fossem maioria em Hollywood?
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
27 fatos importantes que todos devem saber sobre os Panteras Negras
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção