Huffpost Brazil

MPF processa Globo por uso de boneco-esponja de cabelo afro no 'BBB16'

Publicado: Atualizado:
BBB16
GShow/Reprodução
Imprimir

Você se lembra do polêmico boneco-esponja de cabelo afro do BBB16? A presença dele na cozinha do reality rendeu um processo contra a Rede Globo.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação contra a Rede Globo nesta terça-feira (3) sob a justificativa de que houve discriminação racial e dano moral coletivo. Para os procuradores Renato Machado e Ana Padilha Oliveira - autores da ação -, "a representação do cabelo 'black power' como esponja de pia faz uma clara alusão ao estereótipo racista do 'cabelo para ariar panela' ou 'cabelo Bombril', servindo apenas para reforçar o preconceito, ainda intrínseco a muitos setores da sociedade, desde a abolição da escravatura”.

Segundo o jornal, o MPF pede indenização de 0,5% do faturamento do programa, além da veiculação de uma retratação da emissora pela utilização do boneco-esponja.

Por que tem que ser um negro?

No primeiro dia do programa, em janeiro, o formato e utilidade do boneco foram questionados pelo ex-participante Ronan, que é negro e, assim como diversos usuários das redes sociais, viu racismo no utensílio.

Na ocasião, ele disparou: “Por que tem que ser um negro? Isso aqui não vai ser usado para lavar nada”. Em seguida, batizou o boneco de Will e o transformou em um enfeite de mesa.

Em fevereiro, a Globo foi intimada a prestar esclarecimentos sobre o boneco pelo MPF do Rio, após ter recebido inúmeras reclamações. A emissora manteve utensílio no programa e disse que ele integrava uma coleção que retrata ícones de diversas culturas, incluindo um soldado da guarda inglesa e a Rainha Elizabeth 2ª.

LEIA MAIS:

- Gênero, raça e classe: Categorias de análise para compreender (não só) as mulheres negras

- Coletivos universitários denunciam #AfroConveniência em possíveis fraudes de cotas

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
Declarações polêmicas do Big Brother Brasil
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção