Huffpost Brazil

Times Higher Education: USP despenca ao menos 40 posições entre as mais bem colocadas universidades do mundo

Publicado: Atualizado:
USP
Reprodução/Facebook
Imprimir

Foi divulgado nesta semana o renomado ranking de reputação acadêmica da revista Times Higher Education. A USP, brasileira melhor colocada na lista e única da América Latina entre as cem melhores instituições, caiu ao menos 40 posições, passando da faixa de 51-60, no ano passado, para 91-100, neste ano.

O ranking apenas menciona a posição exata até o 50º lugar e, a partir daí, enquadradas em grupos de dez até a 100ª posição. O ranking existe desde 2011 e a USP foi inserida na lista a partir de 2012.

Para medir a reputação das instituições, o ranking considera aspectos como citações em publicações científicas, participação em projetos internacionais de pesquisa e capacidade para atrair professores e alunos estrangeiros. Entre janeiro e março, a THE ouviu mais de 10.323 especialistas de 133 países.

A Universidade Harvard, nos Estados Unidos, continua liderando a lista, posição que conquistou em todas as edições do ranking. Em seguida aparecem respectivamente: Massachusetts Institute of Technology, dos EUA, Stanford University, dos EUA, University of Cambridge, da Inglaterra, e a norte-americana University of Oxford.

As instituições americanas e britânicas dominam o topo. Segundo o editor dos rankings do THE, Phill Baty, a lista mostra que há "seis universidades de marca global firmemente entrincheiradas em um grupo de elite" desde que o ranking de reputação foi criado. "A reputação é a moeda global da educação superior. O conceito pode ser subjetivo, pode nem sempre ser justo, mas tem profunda importância", disse Baty.

Os países asiáticos, que tinham dez universidades entre as cem melhores em 2015, agora somam 17 instituições. Veja abaixo as 10 melhores universidades do mundo, segundo o ranking de 2016:

Close
As 10 melhores universidades do mundo
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

(Com informações da Estadão Conteúdo)

LEIA MAIS:

- As 17 brasileiras presentes no ranking Times Higher Education das melhores universidades do mundo em 2015

Também no HuffPost Brasil

Close
Mulheres ganham mais nestas 11 profissões
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção