Huffpost Brazil

Aplicativo conecta sobras de comida com pessoas famintas

Publicado: Atualizado:
COPIA
Sobrou comida? uUe o app e se conecte a pessoas com fome | Reprodução/Twitter
Imprimir

Em um país onde milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os anos, um aplicativo está conectando aqueles que têm excesso de comida às pessoas carentes.

Copia, um aplicativo para recuperar alimentos, coleta sobras de comida de empresas e as distribui para organizações que ajudam necessitados.

As empresas podem utilizar o aplicativo para agendar uma coleta de alimentos depois de um evento, por exemplo, e o Copia se encarrega de retirar a comida doada e deixá-la em uma despensa na cidade, abrigo ou organizações que distribuem sopas.

“A fome é o problema mais imbecil do mundo, especialmente no país mais rico do planeta”, disse Komal Ahmad, fundadora do aplicativo, durante o evento Women in the World, realizado em Nova York, no início de abril. “É um problema de distribuição. Damos alimentos daqueles que têm para aqueles que necessitam.”

Cathy Mullen ‎@MtgLogistics
‪@gocopia‬‬‬‬‬‪ é um ótimo aplicativo e doa sua sobra de comida de um evento para os necessitados. #eventprofs #waytogo‬‬‬‬‬‬
11:36 - 18 Mar 2016‬

O desperdício de comida é um grande problema nos Estados Unidos: 31% dos alimentos disponíveis, ou cerca de 60 milhões de toneladas, não foram consumidos em 2010, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês).

No país, quase 50 milhões de norte-americanos, ou uma em cada seis pessoas, vivem em lares que sofrem com a falta de comida.

“A fome é generalizada’, disse Margarette Purvis, presidente da organização Food Bank for New York City, durante o evento. “É uma coisa horrível que está escondida em cada cidade, em cada bairro — e [a pessoa afetada] tipicamente não é quem você pensaria que é.”

Até o momento, o Copia coletou mais de 360 toneladas de alimentos, com a distribuição para 700 mil pessoas.

Copia ‎@gocopia
A alegria das festas de fim de ano é espalhar bênçãos para os outros. Agende uma coleta e passe para frente.
16:56 - 18 Dez 2015 · Walnut Creek, Califórnia, Estados Unidos

O início da iniciativa remonta a 2011, quando Ahmad estava na faculdade. Ela passou por um mendigo na rua e, em vez de ir embora e não fazer nada, decidiu levá-lo para almoçar.

“Entre uma mordida e outra, ele disse: ‘Acabei de voltar da minha segunda missão no Iraque e não como há três dias’”, lembra Ahmad. “Olho para este veterano, que lutou por este país e que agora precisa enfrentar outra batalha: a fome e a falta de um lar.”

Isso foi o que a inspirou a criar o Copia. Até agora, o aplicativo está operando somente na Baía de San Francisco, na Califórnia, e é apenas usado para distribuir comida, mas Ahmad espera expandir o serviço para outras cidades e, potencialmente, usar a tecnologia para distribuir outros itens essenciais, como remédios.

“Depois, queremos usar a plataforma para redistribuir alimentos para os migrantes da Síria em nosso país”, disse Ahmad.

Se estiver nos EUA e quiser ajudar, você pode incentivar a empresa onde trabalha a usar o aplicativo. Mas Purvis sugeriu algo mais: ser voluntário em uma organização que distribui alimentos.

“Simplesmente faça alguma coisa”, disse Purvis no evento. “Juntos, podemos resolver isso.”

Saiba mais sobre o que você pode fazer clicando aqui.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Comida Invisível: Projeto busca diminuir o desperdício de alimentos em SP

- A França é o 1º país a proibir supermercados de jogarem comida no lixo

- Com discurso sobre desperdício de alimentos, Lee desponta como favorito no MasterChef Brasil

Também no HuffPost Brasil:

Close
17 alimentos que podem ajudar a viver mais
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção