Huffpost Brazil

'A arte nunca esquece': Projeto faz homenagem às vítimas de Mariana-MG

Publicado: Atualizado:
MARIANA
Projeto usa lama de Mariana-MG para criar obras de arte | reprodução
Imprimir

Em 5 de novembro de 2015 ocorreu o maior e mais triste desastre ambiental do País: uma barragem da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues, entre a cidade de Mariana e Ouro Preto, se rompeu e devastou toda a região.

Seis meses depois, o "mar de lama" tornou-se matéria-prima para o projeto "A arte nunca esquece", que tem a clara intenção de relembrar o crime ambiental aos políticos e ao Brasil.

O artista Marcelo Tolentino, em parceria com a Escola Panamericana de Arte e Design e a agência de publicidade AlmapBBDO, retornou ao local e ouviu os moradores para entender como eles estavam se recuperando. De acordo com Tolentino, em entrevista ao HuffPost, a ideia era fazer uso da representação artística de um episódio trágico como instrumento crucial para construir uma memória coletiva sobre o fato.

"É muito triste caminhar pelos municípios atingidos. Fica aquela sensação de estar caminhando entre escombros de guerra. As cidades ainda estão completamente soterradas e o mais impressionante é encontrar muitos pertences pessoais ao longo dos caminhos. É realmente chocante. Ao chegar lá e conhecer os moradores, que foram obrigados a abandonar toda sua memória na fuga e ouvir as histórias de cada um, ficou claro que o que melhor representaria o sentimento da perda seria a expressão de cada uma dessas pessoas."

Ele escolheu o pincel e a lama como ferramentas e eternizou os rostos e expressões destas pessoas que lidam diariamente com o recomeço, a reconstrução e a esperança de que a Justiça tome as decisões cabíveis.

mariana

mariana

mariana

Alguns quilômetros de distância, em Brasília, os retratos dos moradores de Bento Rodrigues deveriam ter sido expostos durante a comissão parlamentar que iria discutir a tragédia de Mariana. Por falta de quorum, a sessão não ocorreu.

Diante da situação os idealizadores do projeto resolveram expor as obras pela capital brasileira, em outdoors e avenidas. Ainda, eles disponibilizaram os cartazes no site para que qualquer pessoa possa enviá-los, por email, aos deputados e senadores.

mariana

mariana

LEIA MAIS:

- Samarco vai ter que explicar a MPF propaganda estimada em R$ 3 milhões na Globo

- Projeto transforma lama de rompimento de barragem em tijolos para a reconstrução de Mariana

- Vítimas de Mariana receberão R$ 800 mil de doações da população

Também no HuffPost Brasil

Close
A coragem dos bombeiros em Mariana
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção