Huffpost Brazil

Artista espanhol faz homenagem LINDA a ativista que enfrentou nazistas na Suécia

Publicado: Atualizado:
TESS
Reprodução/Facebook
Imprimir

Uma imagem que rodou o mundo e que se tornou símbolo da luta contra o racismo e a xenofobia foi inspiração para um artista espanhol prestar uma belíssima homenagem.

A foto da ativista sueca Tess Asplund enfrentando 300 neonazistas, durante uma manifestação em Borlange, no centro da Suécia, foi o pontapé inicial para que o ilustrador espanhol Luiso García, que costuma fazer arte a partir de cenas do cotidiano, criasse uma ilustração cheia de cor.

"Estava tão furiosa que nem pensei, simplesmente sai para a rua. Eles não vão marchar por aqui nem de brincadeira, nenhum nazista vai marchar por aqui, isso não está certo", contou ela sobre o dia em que foi clicada a veículos de comunicação estrangeiros.

O artista descreve a ativista - que enfrentou os homens simpatizantes da ideologia nazista com o punho em riste e a cabeça erguida - como valente e aplaude seu gesto de bravura, precisou prestar esclarecimentos no seu Facebook, por ter escrito "viva as pessoas de cor" na ilustração.

"Como estou vendo que na página HUMOR INDIGNADO 99% estão me atacando porque o sentido do meu desenho foi mal interpretado, quero esclarecer que: Sou consciente de que "gente de cor" é efetivamente um termo pejorativo e que ofende as pessoas de raça negra. E por isso quis usar a expressão em um jogo de palavras ao mostrar Tess rodeada de uma aura de cores que contrasta com os tons de cinza dos racistas. TESS É COR. TESS É ESPECIAL. Apenas isso. Aos ofendidos, minhas desculpas aos ofendidos."

Também no HuffPost Brasil

Close
Humor x racismo em Os Trapalhões
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção