Huffpost Brazil

EUA anunciam que Obama visitará Hiroshima durante visita ao Japão neste mês

Publicado: Atualizado:
OBAMAJAPAN
Montagem/Reuters
Imprimir

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajará para Hiroshima neste mês, na primeira visita de um líder norte-americano ao local onde as forças dos EUA lançaram uma bomba atômica, em 1945.

A Casa Branca diz que Obama visitará o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, durante uma viagem já agendada para o Japão. A intenção do presidente norte-americano é ressaltar seus esforços pela não proliferação de armas nucleares, informou o governo em Washington.

Obama será o primeiro presidente ainda no cargo a visitar Hiroshima. Ele fará a visita ao lado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, após a conclusão de uma reunião com líderes das sete maiores economias mundiais.

Obama irá "ressaltar seu compromisso continuado em buscar a paz e a segurança de um mundo sem armas nucleares", afirmou o comunicado da Casa Branca. O presidente dos EUA já havia declarado interesse em visitar Hiroshima em 2009, durante uma visita ao Japão.

A ida à cidade bombardeada no fim da Segunda Guerra ocorrerá no fim de uma viagem de uma semana pelo Vietnã e pelo Japão, que começa no dia 21. A bomba nuclear matou 140 mil pessoas, em 6 de agosto de 1945.

A visita do presidente dos EUA ao local era aguardada. No mês passado, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, visitou o memorial que lembra as vítimas do ataque em Hiroshima. A Casa Branca já descartou, porém, que Obama vá pedir desculpas pelo ataque em Hiroshima.

Segundo os norte-americanos, o lançamento da bomba é obviamente uma tragédia, mas também teria evitado muitas mortes por ter apressado o fim da Segunda Guerra (1939-45).

Também no HuffPost Brasil

Close
Acordo Nuclear do Irã
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção