Huffpost Brazil
Grasielle Castro Headshot

Senado cassa Delcídio enquanto Câmara se arrasta há meses para definir futuro de Cunha

Publicado: Atualizado:
DELCDIO CUNHA
Montagem/Agência Senado/PT
Imprimir

O Senado Federal cassou nesta terça-feira (10) o mandato do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS). O projeto de resolução foi aprovado por 74 votos a zero, com uma abstenção.

Delcídio foi julgado por usar o mandato para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. O ex-petista foi o primeiro senador da República preso. Ele foi flagrado tentando obstruir a Justiça, em uma gravação feita por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

"Não há qualquer dúvida de que o senador Delcídio do Amaral abusou gravemente de suas prerrogativas constitucionais, ofendendo não só a esta Casa, mas a todos os brasileiros”, disse o relator do processo, senador Temário Mota (PDT-RR).

Na segunda-feira (9), a Comissão de Constituição e Justiça aprovou texto de Telmário que pediu a cassação do senador.

O caso foi mais rápido que o do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O inquérito contra Cunha foi instalado na comissão de Ética em 3 de novembro e a ação contra o ex-petista foi apresentada no dia 1º de dezembro e aberta no conselho no dia 15.

A vaga de Delcídio no Senado será ocupada pelo suplente, o empresário Pedro Chaves (PSC-MS).

Acusação

À Procuradoria-Geral da República, o filho de Nestor Cerveró afirmou que o ex-petista ofereceu um plano de fuga e uma mesada para o ex-diretor da Petrobras. O objetivo era que ele não fizesse a delação premiada.

Delcídio reconhece os diálogos, mas diz que agiu a mando do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff.

Abandonado pelo partido, Delcídio assinou acordo de delação premiada, na qual, além de Lula, cita o vice Michel Temer, Eduardo Cunha, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Aécio Neves (PASB-MG) entre outros.

LEIA TAMBÉM:

- Quase sem mandato: Cassação de Delcídio é aprovada por colegiado

- O que é a Lista de Furnas de Aécio Neves, citada por Delcídio na Lava Jato?

- Delcídio é o homem-bomba que acabou com a esperança dos governistas

Mais no HuffPost Brasil:

Close
Os ministros de Temer
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção