Huffpost Brazil

Agora ministro das Relações Exteriores, Serra achava que País se chamava Estados Unidos do Brasil (VÍDEO)

Publicado: Atualizado:
JOSE SERRA
AFP via Getty Images
Imprimir

Bastou o senador José Serra ser nomeado como ministro das Relações Exteriores do novo governo Temer para a internet reviver um clássico do peessedebista: quando ele confundiu a República Federativa do Brasil com Estados Unidos do Brasil.

Em uma entrevista de março de 2012 com Boris Casoy, Serra disse que o País se chamava Estados Unidos do Brasil e ainda ficou surpreso quando o jornalista o corrigiu: "Mudou?"

"(...) O Brasil chama 'Estados Unidos do Brasil' e os Estados Unidos chama 'Estados Unidos da América'", falava o político quando foi interrompido por Boris Casoy: "Não, o Brasil não se chama Estados Unidos do Brasil". Então, Serra perguntou: "Mudou?". Boris continuou dizendo que, na verdade, o País se chama República Federativa do Brasil e Serra ainda tentou consertar: "É parecido."

O vídeo já tem mais de 153 mil visualizações e voltou a viralizar nas redes sociais nesta quinta-feira (12).

A nomeação de Serra para o Itamaraty também foi criticada por sua opinião sobre o Mercosul. Em alguns de seus discursos no plenário do Senador, o senador por São Paulo desqualificou a participação do Brasil na rede de comércio exterior, dizendo que não passa de um "delírio megalomaníaco".

"O Mercosul foi um delírio megalomaníaco, e olha que atravessou vários governos, que pretendeu promover uma união alfandegária entre Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Sabe o que é uma união alfandegária? É uma renúncia à soberania da política comercial”, disse ele em 4 de março de 2015.

De acordo com o portal da Câmara dos Deputados, a mudança no nome do país ocorreu em 1968, na chamada Quinta República, em pleno regime militar.

O nome oficial passou de "Estados Unidos do Brasil" para "República Federativa do Brasil", conforme aa Lei nº 5.389, de 22 de fevereiro de 1968 e do Parecer nº H-733, de 14 de setembro de 1968, da Consultoria Geral da República.

LEIA MAIS:

- Cotado para o Itamaraty, José Serra considera Mercosul um ‘delírio megalomaníaco'

- Alexandre de Moraes, o ministro da Justiça de Temer, tem no currículo ataques a estudantes e movimentos sociais

Também no HuffPost Brasil

Close
Impeachment: As reações da imprensa estrangeira ao afastamento de Dilma
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção