Huffpost Brazil

Sessão de 'Aquarius' em Cannes é marcada por protestos contra o impeachment de Dilma Rousseff (VÍDEO)

Publicado: Atualizado:
AQUARIUS CANNES
REUTERS/Jean-Paul Pelissier | Jean-Paul Pelissier / Reuters
Imprimir

O Festival de Cannes 2016 foi palco de protestos contra o governo interino de Michel Temer nesta terça-feira (17).

Na sessão de gala de Aquarius, filme brasileiro candidato à Palma de Ouro, o diretor Kleber Mendonça Filho - acompanhado dos atores Humberto Carrão, Maeve Jinkings e outros integrantes do elenco - exibiram pequenos cartazes com frases em inglês que diziam:

“Um golpe está acontecendo no Brasil”;

“54 milhões de votos foram queimados”;

“Dilma, vamos resistir com você”.

Além de cartaz, um dos integrantes abriu sua camisa, mostrando a imagem da presidente afastada Dilma Rousseff estampada em vermelho.

De acordo com o UOL, durante a passagem pelo tapete vermelho, convidados da sessão e outros membros da equipe também exibiram cartazes com os dizeres (em inglês):

“Nós resistiremos”;

“O povo não pode aceitar um governo ilegítimo”;

“Brasil não é mais uma democracia”.

Já na sala de exibição, os convidados do filme estenderam uma faixa com a frase “Stop the coup in Brazil” (Parem com o golpe no Brasil). Segundo apuração do jornal O Globo, dezenas de brasileiros presentes na sessão aplaudiram o protesto. E uma das pessoas chegou a gritar: “Fora, Temer!”.

O filme

Protagonizado por Sonia Braga, Aquarius conta a história de uma crítica de música aposentada que entra em uma disputa com um rico empresário que quer demolir seu prédio para construir um novo empreendimento. O edifício é o último de seu estilo na cidade de Boa Viagem, no Recife. Kleber Mendonça Filho é o mesmo diretor do premiado O Som ao Redor.

No início da manhã, antes da sessão de gala, diretor e atriz falaram sobre o atual cenário político brasileiro em uma entrevista à agência AFP. O cineasta afirmou: “O que está acontecendo é um golpe de Estado”. Sonia, que divide seu tempo entre Brasil e EUA disse:

"Eu moro nos Estados Unidos, mas também no Brasil, tenho família e amigos lá e penso que o que está acontecendo, a manipulação da tomada do poder, tem que ser exposto ao mundo inteiro. Uma das coisas que mais me preocupa é como o Brasil está dividido. Nunca havia visto o meu país tão dividido.”

Agradecimento

Por meio de seu perfil no Twitter, a presidente afastada Dilma Rousseff agradeceu o apoio do diretor e elenco de Aquarius.

LEIA MAIS:

- Marca do novo governo foi escolhida pelo filho de Temer, Michelzinho, de 7 anos, diz Folha

- Entrevista de Temer no Fantástico é acompanhada de panelaços em SP, Rio e Brasília

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
Impeachment: As reações da imprensa estrangeira ao afastamento de Dilma
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção