Huffpost Brazil

#BoicoteAquarius: Campanha no Twitter propõe boicote a novo filme de Kleber Mendonça Filho

Publicado: Atualizado:
AQUARIUS CANNES
Diretor Kleber Mendonça Filho (à dir., de óculos); as atrizes Maeve Jinkings (3ª à esq.), Sonia Braga (centro); o produtor Emilie Lesclaux (2º à esq.) e equipe de 'Aquarius' protestam em Cannes contra o impeachment de Dilma Rousseff | Yves Herman / Reuters
Imprimir

O filme brasileiro Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho – de O Som ao Redor (2012) – tem causado furor, desde que foi exibido no Festival de Cannes na última terça-feira (17).

Tanto o diretor quanto a atriz principal do longa, Sonia Braga, e elenco, protestaram no tapete vermelho contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e contra o governo interino de Michel Temer (PMDB).

Eles levantaram placas que se referem à chegada de Temer ao poder como um "golpe" e que os 54 milhões de votos que reelegeram Dilma em 2014 foram "queimados". Aquarius concorre à Palma de Ouro, na principal competição do festival.

Nesta quarta (18), a hashtag #BoicoteAquarius tem feito o Twitter ferver com mensagens contra o filme de Mendonça.

Além de propôr um boicote, os manifestantes têm expressado apoio ao impeachment de Dilma e repúdio à autorização que a obra recebeu para captar, via Lei do Audiovisual, R$ 2,9 milhões (por ora, a quantia não foi recebida, e o prazo para tanto é 31/12/2017).

O longa venceu também um edital de R$ 1 mi do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recebeu fomento da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O perfil de Braga no Facebook tem recebido várias críticas e mensagens de apoio ao boicote também.

Veja alguns tuítes abaixo:

O longa

Aquarius é o primeiro longa-metragem que representa o Brasil na disputa pela Palma de Ouro desde 2008, quando Walter Salles e Daniela Thomas concorreram por Linha de Passe.

A crítica internacional presente em Cannes é só elogios ao filme de Mendonça: e já o cota como forte candidato ao prêmio. A atuação de Braga também tem recebido diversos elogios – ela tem sido cotada para vencer o prêmio de melhor atriz.

Após a primeira exibição de Aquarius na quarta, a plateia aplaudiu por dez minutos, enquanto diretor e elenco, emocionados, se cumprimentavam e manifestantes mostravam faixas contra o impeachment:

Dilma se manifestou no Twitter, agradecendo o apoio:

Pessoas contrárias ao boicote usaram a mesma hashtag para se manifestar:

Em 69ª edição, o Festival de Cannes se encerra e entrega seus prêmios no domingo (22), após 11 dias de duração. O presidente do júri deste ano é o australiano George Miller, diretor de Mad Max: Estrada da Fúria (2015).

Além de Aquarius, o Brasil é representado na mostra de curta-metragens, com A Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria.

LEIA MAIS

- Em Cannes, Woody Allen só oferece uma coisa às acusações de abuso sexual: O silêncio

- Em três dias úteis, governo Temer mostra incoerência e pede paciência

- Procura-se mulher para assumir Secretaria da Cultura. Tratar com: Michel Temer

Também no HuffPost Brasil:

Close
9 mulheres fundamentais para o cinema brasileiro
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção