Huffpost Brazil

O violino deste morador de rua foi roubado. Mas a solidariedade devolveu a música à vida dele

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Em uma manhã de terça, Mark Landry acordou e descobriu horrorizado que seu estimado violino, um dos poucos bens que possui na vida e a sua principal fonte de sustento, tinha sido roubado.

Landry mora nas ruas. Ele é conhecido entre os residentes de Montreal, no Canadá, que há anos apreciam ouvir a música que ele toca em seu violino nas estações de metrô em toda a cidade.

Esta semana, Landry, que toca o instrumento musical desde que era adolescente, compartilhou com seus fãs a triste notícia da perda, fazendo uma simples placa com as palavras “violino roubado”.

Mal sabia Landry que a placa logo viralizaria na internet, causando uma onda de generosidade dos muitos estranhos para quem ele tocava há anos.

Na terça, uma mulher chamada Marie-Philippe ML fotografou Landry com a mensagem e publicou em seu Facebook — “na esperança que um bom samaritano tenha um violino para dar”.

A publicação do Facebook logo chamou a atenção da orquestra de Montreal, a L’Orchestre Métropolitain.

O CEO da orquestra, Jean Dupré, disse ao The Washington Post que eles tinham ficado “realmente comovidos” com a história de Landry.

“Nós dissemos ‘Meu Deus, pobre homem que perdeu sua única forma de comunicar sua paixão no mundo’”, disse. “Vimos que esse homem não é qualquer pessoa. Sabemos quem é porque ele tem tocado no metrô por pelo menos uns seis ou sete anos. Essa pessoa era quem tocava música”.

Determinados a comprar um novo violino para Landry, integrantes da orquestra entraram em contato com Francis Lapointe, proprietário de uma loja local de violinos chamada Maison du Violon.

Lapointe disse que ele também ficou comovido com a triste história de Landry e quis ajudar a “colocar a música de volta na sua vida”.

Ele ofereceu vender um violino com estojo, novinho em folha, a preço de custo.

“Ele terá tudo que precisa para tocar novamente”, disse Lapointe ao canal de notícias CBC News. “É um ótimo instrumento e funcionará por muitos anos, assim esperamos, para que Mark aproveite sua música e nós também”.

Alison Northcott
✔‎@AlisonNorthcott
Este é o violino que a orquestra de Montreal dará a Marc, artista de rua cujo instrumento foi roubado
2:23 PM - 12 Apr 2016


Dupré finalmente entregou o novo violino para um entusiasmado Landry, que começou a tocar seu novo instrumento imediatamente.

“Eu conversei com Deus esta manhã e disse que eu não conseguiria viver sem meu violino”, disse ele à Dupré.

CBC News
✔‎@CBCNews
'Eu vou tocar agora mesmo', disse o morador de rua depois que teve seu violino roubado substituído http://www.cbc.ca/1.3532008
8:30 PM - 12 Apr 2016

(Tradução: Simone Palma)

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Los Angeles considera criar imposto para milionários que será revertido em moradia para sem-teto

- Formanda faz homenagem EMOCIONANTE aos pais que trabalham na lavoura (VÍDEO)

- Com apostilas achadas no lixo, Antônia deixou de ser doméstica e se tornou juíza

Também no HuffPost Brasil:

Close
Entrega por SP leva carinho a moradores de rua
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção