Huffpost Brazil

As 11 frases indispensáveis para se dizer em qualquer casamento

Publicado: Atualizado:
GAY COUPLE
Valentin Casarsa via Getty Images
Imprimir

Casais felizes dizem “eu te amo” regularmente, mas estas três palavrinhas não são suficientes para manter a chama acesa durante os altos e baixos de um longo casamento.

Pedimos a especialistas em relacionamentos que listassem as frases mais importantes que maridos e mulheres podem dizer um para o outro. Veja quais são elas abaixo:

1. “Tenho tanta sorte de ser casado com você.”

“Todo mundo precisa de afirmação e apreciação. Queremos saber que nosso parceiro está apaixonado e que estão felizes de ter decidido passar a vida conosco. Gostamos de saber que eles estão pensando no casamento de tempos em tempos. E, quando essa frase é pronunciada de vez em quanto, o parceiro se sente muito amado.”

Pepper Schwartz, professora de sociologia e sexóloga certificada.

2. “Como posso te ajudar?”

“Pessoas casadas há meio século ou mais nos dizem que é melhor evitar a tentação de tentar resolver os problemas do parceiro. Pare de achar que você é o ‘cavaleiro branco’ que pode dar um jeito em tudo. A chave é realmente ouvir a outra pessoa para descobrir se ele ou ela realmente querem ajuda – ou apenas desejam ser ouvidos.

‘Estou aqui para qualquer coisa’ é mais eficaz que ‘Eis o que você deveria fazer’.”

Karl Andrew Pillemer, sociólogo de família e autor de 30 Lessons for Loving (30 lições de amor, em tradução livre)

3. “Quero você.”

Seu parceiro tem de saber que você o deseja de todas as maneiras, inclusive sexualmente. Isso o faz se sentir vivo e mantém acesa a chama entre vocês.”

Celeste Hirschman, terapeuta sexual e coach de relacionamentos

4. “O que você acha?”

“Essa frase é simples, mas tem uma força surpreendente, especialmente quando falamos de temas complicados. Penso nela como um convite, preparando o terreno para um diálogo aberto. ‘O que você acha?’ significa ‘Estou curioso. Seu ponto de vista importa tanto quanto o meu’.”

Winifred Reilly, terapeuta de casais e famílias

5. “O que eu faria sem você?”

“Quando você está triste ou em dúvida em relação ao que acontece na sua vida, dizer essa frase para seu parceiro é um dos melhores presentes do casamento.

Você está comunicando para a pessoa com a qual vai ficar ‘até que a morte os separe’ que o que foi dito na cerimônia do casamento é verdadeiro – que ele ou ela são uma força necessária que te ajuda a se sentir pleno e feliz.”

Iris Krasnow, autora do best-seller The Secret Lives of Wives (a vida secreta das esposas, em tradução livre)

6. “Você é tão linda.”

“Apesar não querermos ser desejados só pela aparência, queremos ser admirados e ser considerados sexualmente atraentes por nossos parceiros. Mesmo que seja algo como ‘Adoro quando você usa esse vestido’ ou ‘Essa cor combina muito com você’, uma pequena frase desse tipo pode causar arrepios anos depois do casamento.”

Pepper Schwartz, professora de sociologia e sexóloga certificada

7. “Me desculpe.”

“Quando foi a última vez que alguém te pediu desculpa? ‘Me desculpe’ tornou-se uma expressão que ouvimos cada vez menos. Muita gente protege tanto a própria imagem, que é impossível admitir erros. Casamentos saudáveis se constroem quando duas pessoas imperfeitas reconhecem e aceitam os erros que todos cometemos.”

Kurt Smith, terapeuta especializado em aconselhamento para homens

8. “Conta mais.”

“Se seu parceiro passou por uma experiência interessante, ou fez uma viagem, deixe-o falar sem interrupções. Demonstre interesse genuíno naquela conferência que ele participou, na viagem de pesca com os amigos, ou o que quer que seja. Deixe-o contar a história – todo muito adora ser ouvido!”

-- Karl Andrew Pillemer, sociólogo de família e autor de 30 Lessons for Loving (30 lições de amor, em tradução livre)

9. “Eu estava errado. Você estava certo.”

“Esta frase sempre vai fazer seu parceiro se sentir melhor depois de um conflito. Uso essa frase o tempo todo – mesmo quando sei que estava certa, e meu marido, errado!”

-- Iris Krasnow, autora do best-seller The Secret Lives of Wives (a vida secreta das esposas, em tradução livre)

10. “Te aceito como você é.”

“Muitas vezes encontramos casais que acham que o casamento é transformar o parceiro na pessoa que você quer que ele seja. Mas os relacionamentos mais sustentáveis na realidade são construídos sobre uma fundação de aceitação. Ele só vai florescer quando você aceitá-lo como ele realmente é. Além disso, a aceitação traz comunicação aberta e sincera e mais intimidade.”

Danielle Harel, terapeuta sexual e coach de relacionamentos

11. “Te perdoo”

“Regularmente ouço meus clientes dizendo que seus parceiros conseguem lembrar todos os erros que cometeram. Quando você consegue recitar essa lista, não houve perdão. Perdão não significa não ter memória, mas significa abrir mão da mágoa e da necessidade de lembrar o tempo todo das falhas do outro.”

-- Kurt Smith, terapeuta especializado em aconselhamento para homens

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA TAMBÉM:

- 7 conselhos sobre casamento para pessoas realistas (não românticas)

- Fotos de casais de idosos capturam a beleza dos casamentos duradouros

- Ciúmes: a internet criou uma legião de desconfiados

Também no HuffPost Brasil:

Close
25 fotos de casamento realmente excepcionais que merecem ser vistas
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção