Huffpost Brazil

Diplomático, Serra chama relatório da OCDE de 'bobagem'

Publicado: Atualizado:
JOSE SERRA
AFP via Getty Images
Imprimir

Ministro das Relações Exteriores, José Serra considera uma “bobagem” o relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que prevê recessão no Brasil por incerteza política.

À Folha de S.Paulo, o ministro disse que a organização estava especulando com as poucas informações que dispõe.

"Eles estão falando do período anterior. Posso garantir que não é essa coisa, que o OCDE e Brasil divergem. Isso é uma bobagem homérica. Até porque eles não têm informação do que estava acontecendo. [...] Tudo o que eles querem é saber se há perspectiva de melhoras e eu dei elementos a respeito do quadro econômico”, disse à Folha.

Segundo ele, a economia brasileira não vai “bombar”, mas há uma perspectiva otimista.

Relatório

A OCDE prevê que a economia brasileira vá decrescer 4,3% em 2016 e recuar 1,7% em 2017, completando o terceiro ano consecutivo de recessão, após os 3,9% estimados pela entidade para 2015. Com isso a depressão prevista pela entidade para o intervalo de três anos será de 9,9%.

"A recessão profunda deve continuar em 2016 e 2017 com um cenário de alta incerteza política e de revelações correntes de corrupção que minam a confiança dos consumidores e investidores, o que leva à contração contínua da demanda doméstica", informa o relatório, que completa: "Com a contração econômica, o desemprego deve continuar a aumentar”.

Por outro lado, a entidade diz que a inflação tende a retornar "gradualmente" para o centro da meta, em razão da redução do efeito do aumento dos preços administrados e da depreciação da moeda.

(Com Estadão Conteúdo)

LEIA TAMBÉM:

- Serra é recebido com bolinhas de papel por manifestantes na Argentina

- Serra concede passaporte diplomático a pastor investigado na Lava Jato e ligado a Cunha

- Cotado para o Itamaraty, Serra considera Mercosul um ‘delírio megalomaníaco'

Mais no HuffPost Brasil:

Close
Os ministros de Temer
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção