Huffpost Brazil

Alicia Keys decide não usar mais maquiagem: 'Não quero cobrir mais meu rosto, nem meu crescimento emocional'

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Alicia Keys deu um passo importante de autoaceitação e trouxe para o debate um assunto caro às mulheres: os padrões de beleza impostos pela sociedade.


A cantora estampa a nova edição da revista Fault de cara limpa, revelando sardas até então desconhecidas do público.

E a partir de agora ela não cobrirá mais essas marcas com maquiagem.

Em uma carta aberta à Lenny Letter, newsletter feminista da atriz e escritora Lena Dunham, Alicia explicou os motivos que a levaram a tomar essa decisão.

No texto, ela diz que sempre se sentiu pressionada a atingir à “perfeição” física e estética e se preocupava constantemente com o julgamento alheio. Quando começou a compor In Commom - single de seu novo álbum ainda inédito -, ela começou a refletir mais sobre essas questões.

"Escrevi uma lista de coisas que eu estava cansada. E uma delas foi o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para que que a gente tenha que ser magra, ou sensual, ou desejável, ou perfeita. Uma das muitas coisas que eu estava cansada era do constante julgamento das mulheres. O constante estereótipo que nos faz sentir que o tamanho normal, não é normal, e Deus nos livre se você for plus size."

A cantora também compartilha na carta aberta alguns momentos em que sofreu com esse tipo de pressão:

"Toda vez que saía de casa, ficava preocupada se eu não tinha me maquiado. 'E se alguém quiser uma foto? E se postassem essa foto?!'. E isso tudo, de um jeito ou de outro, era baseado em muito do que as outras pessoas pensavam de mim."

Ela revela ainda que estampar a capa de uma revista sem maquiagem foi uma decisão marcante em sua vida: "Foi a coisa mais forte, poderosa, livre e honestamente bonita que eu já senti".

No final do texto, Alicia afirma que a partir de agora deixará a maquiagem de lado definitivamente:

"Não quero me cobrir mais. Nem meu rosto, nem minha mente, nem minha alma, nem meus pensamentos, nem meus sonhos, nem meus esforços, nem meu crescimento emocional. Nada."

A seguir, você confere algumas fotos da revista, feitas pelo fotógrafo Zoltan Tombor.

EIA MAIS:

- Clarice Falcão: 'O padrão é a gente sofrer muito com padrão' (VÍDEO)

- Este modelo plus-size rompe o reinado dos sarados nas passarelas

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
Estas imagens provam que a beleza feminina é universal
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção