Huffpost Brazil

PROGRESSO! Irlanda do Norte autoriza gays a doarem sangue

Publicado: Atualizado:
BLOOD DONATION
THOMAS FREDBERG/SCIENCE PHOTO LIBRARY via Getty Images
Imprimir

A Irlanda do Norte anunciou, nesta semana, o fim da proibição que homossexuais sejam doadores de sangue.

Segundo a BBC a medida entra em vigor no primeiro dia de setembro. Atualmente, homens que se relacionem com pessoas do mesmo sexo são proibidos, durante a vida inteira, de serem doadores.

A regra vigora desde a década de 1980, mesma época em que a epidemia do vírus HIV surgiu no mundo. No entanto, outros países do Reino Unido, como a Inglaterra, e Escócia e o País de Gales revogaram a regra há cinco anos, em 2011.

Com a mudança na Irlanda do Norte, vão vigorar por lá as mesmas regras que valem no resto do Reino Unido: no momento da doação, os homens homossexuais e bissexuais devem estar há pelo menos um ano sem manter relações sexuais.

Mesmo com a proibição que vai vigorar até setembro, os hospitais da Irlanda do Norte recebem sangue doado em outros países do Reino Unido, onde a restrição de um ano já é aplicada.

De acordo com o departamento de saúde do país, a decisão foi tomada após pesquisas mostrarem que o risco de que um paciente contraia o vírus HIV a partir de doações de sangue é mais baixo com a política que será adotada do que com a proibição vitalícia.

De acordo com a ministra da saúde da Irlanda do Norte, Michelle O’Neill a mudança é baseada em evidências científicas sólidas, mas ainda é muito importante que as novas regras sejam seguidas à risca. "Nem todo o teste é 100% preciso, então é de importância vital que as regras sejam seguidas", afirmou ao Irish Times.

Também no HuffPost Brasil

Close
Personagens Gays que causaram nas novelas
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção