Huffpost Brazil

Brincadeirinha? Raul Castro diz que ainda tem energia para 'muitos' mandatos

Publicado: Atualizado:
RAUL CASTRO
Enrique de la Osa / Reuters
Imprimir

Um dia após seu 85º aniversário, o presidente de Cuba, Raúl Castro, brincou que os Castros são claramente "robustos e longevos" e que ele poderia facilmente assumir mais diversos mandatos de cinco anos, embora tenha dito que manterá sua promessa de deixar o cargo em 2018.

Castro assumiu a presidência há mais de uma década no lugar de seu irmão mais velho, Fidel, que na época era um dos líderes mais longevos do mundo. Fidel assumiu o poder em um levante em 1959 que derrubou um ditador apoiado pelos Estados Unidos.

"Os Castro são robustos e longevos. Eu fiz 85 anos na sexta-feira, o que prova isso, e poderia ficar por mais diversos mandatos de cinco anos", disse Raúl no discurso de abertura de uma cúpula de países do Caribe em Havana, gerando risadas entre os presentes, incluindo o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

"Mas, como eu disse em diferentes ocasiões… vou deixar a presidência em 24 de fevereiro de 2018".

Fidel, que diz ter sobrevivido a mais de 600 tentativas contra sua vida - principalmente orquestradas pelos EUA - fará 90 anos neste ano, e surpreendeu alguns cubanos no Congresso do Partido Comunista, em abril, ao falar sobre morte.

"Em breve, terei 90 anos", disse. "Em breve, serei como todo o resto. A vez de todo mundo chega um dia".

Em vista da idade avançada de muitos líderes de Cuba, Raúl propôs um limite de idade de 70 anos para os principais representantes do Partido Comunista antes do congresso, aumentando expectativas de que os veteranos começariam a ficar de fora.

Em vez disso, Raúl e o octagenário José Ramón Machado Venture foram reeleitos como primeiro e segundo secretários, respectivamente, para mais um mandato de cinco anos.

Isso significa que Raúl permanecerá chefe do partido mesmo após abandonar a presidência, a menos que renuncie a esse cargo.

Também no HuffPost Brasil

Close
Rolling Stones chegam a Cuba para show histórico
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção