Huffpost Brazil

É assim que os pagãos comemoram a chegada do verão

Publicado: Atualizado:
Imprimir

O dia 1º de maio marca o festival celta de Beltane, também conhecido como Dia de Maio, que muitos neopagãos e wiccanos ao redor do mundo comemoram no início do verão no hemisfério norte.

No hemisfério sul, a celebração marca o início da primavera, em 31 de outubro ou 1º de novembro.

Aqui estão alguns fatos e tradições sobre a comemoração.

festa pagã
Público à espera das performances que comemoram a chegada do verão no hemisfério norte durante o Festival do Fogo de Beltane, em Calton Hill,30 abril de 2015, Edimburgo, Escócia.

1. Beltane é um dos oito festivais pagãos, que incluem o solstício de verão, o Lughnasadh,o equinócio do outono, o Samhain, o solstício de inverno, o Imbolc e o equinócio da primavera.

fogos de beltane
Representantes da Sociedade do Fogo de Beltane comemoram a chegada do verão com a participação no Festival do Fogo de Beltane, em Calton Hill, 30 abril de 2015, Edimburgo, Escócia.

2. Beltane e Samhain, com um intervalo exato de seis meses, são considerados os pontos de virada do ano, assim como o Ano Novo. Nesses dias, alguns pagãos acreditam que o véu entre os mundos humano e sobrenatural se torna muito tênue, fazendo com que estes dias sejam poderosos para a magia.

3. Beltane pode se referir a “fogos de Bel”, em homenagem ao deus do sol celta Belenus. Alguns pagãos acreditam que o fogo tem poder de limpar, purificar e aumentar a fertilidade.

fogo
O fogo é uma presença comum nas celebrações deBeltane.

4. Os participantes comemoram a data acendendo fogueiras, dançando, comendo, bebendo e realizando rituais de fertilidade.

5. Beltane é a celebração do começo do verão no hemisfério norte, e, durante a época rural, a comemoração exaltava a fertilidade dos campos e a promessa de uma colheita abundante.

dançando
Pessoas dançando ao redor de um mastro usado no Dia de Maio de Beltane, 1o de maio de 2013, Glastonbury, Inglaterra.

6. As comemorações deBeltane normalmente envolvem uma dança ao redor de um mastro, um ritual de fertilidade da primavera presente em muitas tradições populares.

Confira o vídeo abaixo sobre o festival deBeltane, produzido pela CircleSanctuary — uma igreja wiccana sediada no estado de Wisconsin, EUA — e visite o site para dicas de como comemorar a data.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Líder de religiões de matriz africana pede mais tolerância religiosa em 2016 (VÍDEO)

- Hábitos simples podem preservar e potencializar fertilidade feminina

-

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
19 fotos revelam os primeiros surpreendentes momentos de festas de casamento
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção