Huffpost Brazil

Para quem gosta de tinta e dor: As tatuagens em preto sólido estão em alta

Publicado: Atualizado:
BLACKWORKTATOO
reprodução/ instagram/Hanumantra
Imprimir

Can you see beyond the Black??? #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

Uma foto publicada por Hanumantra (@hanumantra) em


“Blackwork é uma escolha em tatuagem”, escreve em seu web site o tatuador Hanumantra Lamar, profeta extraoficial da tatuagem em preto, conhecida como blackwork. “É um estilo de vida e uma filosofia: acreditar que menos realmente é mais e entender que não devemos ter medo de nos destacar em um mundo cheio de pessoas que se esforçam para se enquadrar.”

Uma tatuagem de blackwork é uma forma geométrica abstrata pintada sobre o corpo em preto puro. Ela pode viver sobre um braço, uma perna ou um peito, ou sozinha ou como parte de um desenho geométrico maior. Basicamente, porém, ela é grande e negra como a meia-noite numa noite sem luar. E não é para quem tem medo de agulhas.


Organizando fotos para um lançamento de livro ano que vem e resolvi compartilhar mais uma dos arquivos. Curta seu dia. #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

Como você já deve ter percebido, Lamar leva seu trabalho muito a sério. Seus clientes, idem. Se algum dia você já sentiu a dor lancinante de uma agulha de tatuagem traçando mesmo o desenho linear mais simples em seu corpo, deve estar estremecendo diante da ideia de ter seu braço inteiro pintado de puro preto, uma pequena fibra de pele por vez.

Lamar cria sua arte no estúdio ModernBodyArt, no Reino Unido, onde curte trabalhar por horas a fio sobre o corpo de indivíduos corajosos que não têm medo de se destacar (nem de expor-se a períodos extensos de dor física brutal).

Como é o caso de muitas tatuagens, as formas abstratas em preto gravadas para sempre sobre o corpo humano tendem a suscitar uma reação específica de outras pessoas: “O que isso quer dizer?”

Blackwork...it's more than a tattoo choice. #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

Uma foto publicada por Hanumantra (@hanumantra) em


Blackwork...é mais do que apenas uma escolha em tatuagem. #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

De acordo com o tatuador Chester Lee, da Oracle Tatoo, em Cingapura, essas tatuagens “são inspiradas em tatuagens neotribais que evoluíram a partir de marcações tribais sagradas da antiguidade”.

Ele disse ao Buzzfeed que essas tatoos se inspiram no passado para criar estilos novos e mais descolados (algo que nem sempre é bem-visto por outros).

Outros observam também que as tatuagens inteiramente negras muitas vezes são escolhidas como maneira de acobertar tatuagens passadas que não agradaram a quem as fez.

Lamar explicou sua resposta à pergunta numa legenda longa no Instagram: “É uma coisa que me perguntam com frequência quando as pessoas veem meu trabalho pela primeira vez.

É como procuramos entender o mundo em que vivemos: questionamos as coisas que nos desafiam. A resposta simples é que não existe uma resposta simples, tamanho único. Cada tatoo que eu crio representa algo diferente para a pessoa que a usa, e essa é a história dela, para ela compartilhar.”

Mas também representa perseverança, como ele destaca. Porque fazer essas tatuagens dói. E como poderia deixar de doer? É o preto mais preto. Mesmo Anish Kapoor seria obrigado a reconhecer que sim.

"O que isso quer dizer?”

"What does it mean?" It's a question I'm often confronted with when people see my work for the first time. It's how we try and understand the world we live in, we question the things that challenge us. The simple answer is there isn't a simple one size fits all answer. Each tattoo I create represents something different to the person who wears it and that is their story to share. However one thing that is represented by all the work I do is "Perseverance". You need to only have felt the bite of a needle once to know that receiving a tattoo is painful so imagine getting large areas blacked with every fibre of you wanting to quit yet still finding a way to carry on. If you see my work and don't like the way it looks, no problem. But you've gotta respect what it represents. #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

Uma foto publicada por Hanumantra (@hanumantra) em


É uma coisa que me perguntam com frequência quando as pessoas veem meu trabalho pela primeira vez. É como tentamos entender o mundo em que vivemos: questionamos as coisas que nos desafiam. A resposta simples é que não existe uma resposta simples, tamanho único. Cada tatoo que eu crio representa algo diferente para a pessoa que a usa, e essa é a história dela, para ela compartilhar. Porém, uma coisa que é representada por todo trabalho que eu faço é a “perseverança”. Você só precisa ter sentido o ferrão da agulha uma vez para saber que receber uma tatuagem é doloroso, então imagine cobrir áreas grandes de preto, com cada parte de seu ser querendo desistir, mas você ainda assim encontra um jeito de continuar. Se você ver meu trabalho e não gostar do resultado, não tem problema. Mas não pode deixar de respeitar o que ele representa. #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

Bespoke Blackwork Tattooing for the Individual. #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

Uma foto publicada por Hanumantra (@hanumantra) em


Tatuagem em blackwork criada para o indivíduo. #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

One from the archives. #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

Uma foto publicada por Hanumantra (@hanumantra) em


Uma dos arquivos. #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

Good Friday!!! #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

Uma foto publicada por Hanumantra (@hanumantra) em


Sexta-feira boa!!!! #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

If they're gonna look then make 'em stare!!! 100% healed 110% committed #Hanumantra #Blackwork #UN1TY

Uma foto publicada por Hanumantra (@hanumantra) em


Já que vão olhar, deixe-os de olhos arregalados!!! 100% curado 110% engajado #Hanumantra#Blackwork #UN1TY

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Tatuador usa folga para tatuar sobreviventes de violência doméstica - DE GRAÇA!

- Astrologia: Tatuagens inspiradas nos signos do zodíaco para fugir do óbvio

- Estas tatuagens em 3D são de encher os olhos

Também HuffPost Brasil:

Close
27 ideias de tatuagens feministas
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção