Huffpost Brazil

10 mulheres poderosas que SAMBARAM na cara do machismo

Publicado: Atualizado:
Imprimir

mulheres engraçadas
E ainda dizem que as mulheres não são engraçadas.

Nunca subestime a capacidade de uma mulher de dar o troco devido, especialmente uma mulher que vive sob os holofotes e o olhar do público.

Muitas mulheres famosas e visíveis enfrentam ou já enfrentaram uma enxurrada constante de insultos públicos, desde pessoas que as humilham por causa de seu corpo até pessoas que as acusam de ser promíscuas e outras que simplesmente tentam atormentá-las. Mas, como verdadeiras poderosas, muitas delas já aprenderam a dizer a esses odiadores onde eles podem enfiar seus comentários mesquinhos.

Veja abaixo dez ocasiões em que mulheres famosas foram alvos de comentários depreciativos misóginos e deram a volta por cima, convertendo os insultos em ouro.

1. Beyoncé

Depois de cantar Formation no meio-tempo do Super Bowl, Beyoncé foi acusada de ser “contra policiais”, e departamentos de polícia de todo o país ameaçaram boicotar sua turnê mundial Formation.

Na entrevista que deu à revista Elle depois da apresentação, Beyoncé falou algumas verdades que caíram como bombas:

“Se festejar minhas raízes e minha cultura durante o Mês da História Negra deixou alguém incomodado, é porque esses sentimentos de incômodo já estavam presentes muito antes do vídeo e de mim”, ela disse.

Além disso, Beyoncé ganhou dinheiro em cima das pessoas que a odeiam, vendendo produtos “Boicote Beyoncé” em seu show em Miami, onde o presidente da Ordem Fraterna da Polícia de Miami tinha pedido um boicote de segurança no concerto da cantora.

Veja imagem no Twitter

Visto no estande de produtos da #formationworldtour – camisetas “Boicote Beyoncé”

2. Amber Rose

Amber Rose, que se descreve como “Bad Bitch”, já está acostumada a ser tachada de vagabunda. De algum jeito ela consegue manter a calma, apesar de frequentemente ter que encarar trolls.

Mas no início deste ano, quando seu ex-namorado Kanye West se desentendeu no Twitter com Wiz Khalifa, seu ex-marido e pai de seu filho, ela se sentiu na obrigação de intervir e mostrar para todo o mundo quem é que manda.

Rose manteve silêncio enquanto Kanye West a xingava de promíscua, dizendo a Khalifa, num tuite posteriormente deletado, que ele “se deixou levar por uma stripper”. Mas, quando Kanye West incluiu o filho dela na discussão, Amber Rose não conseguiu mais ficar de fora. Ela tuitou

Aiaiai @kanyewest , será que você tá chateado porque eu não estou mais por aí pra brincar com seu ânus? #FingersInTheBootyAssBitch

O comentário calou a boca de Kanye West, pelo menos temporariamente, e o levou a pedir desculpas a Khalifa. Alguns dias depois, Amber Rose teve um encontro amigável com a mulher de Kanye, Kim Kardashian.

Foi um encontro surpreendente entre duas das mulheres mais xingadas de vagabunda nos Estados Unidos.

3. Amber Riley

Falando em Amber, Amber Riley, ex-atriz de “Glee”, recentemente aproveitou uma dose de novocaína tomada após uma cirurgia dentária para articular como é absurdo quando as pessoas ridicularizam e tentar policiar o corpo dela.

“Minhas coxas ofendem alguém?” ela perguntou. “Minha bunda grandona ofende?”

O último pedido dela: “Deixem minha bundona viver”.

I got some things I need to get off my chest, and my thighs, and my stomach 🙄

Um vídeo publicado por Amber Riley (@msamberpriley) em


4. Serena Williams

Um aspecto frustrante de ser mulher é que os homens frequentemente se acham no direito de receber sorrisos nossos. Mas a tenista campeã (e estrela de “Lemonade”) Serena Williams não tem tempo a perder com essas bobagens. Numa coletiva de imprensa em setembro de 2015, um repórter perguntou a Serena porque não estava mais alegre e emocionada depois de ganhar uma partida. Sua resposta concisa foi perfeita: “Você não está tornando isto daqui um prazer para mim”.

5. Ruby Rose

No início do mês, Ruby Rose estava ganhando atenção online por ter sido expulsa de um restaurante de Nova Orleans depois de ter supostamente jogado batatas fritas num barman. O gerente do estabelecimento disse que a atriz é “horrível” e “uma pessoa horrível”.

Alguns dias mais tarde, Rose esclareceu o que tinha acontecido, dizendo que o atendimento no restaurante foi péssimo e que o barman a ironizou pelo fato de ela estar sóbria há anos. Mas o mais importante foi que ela pediu desculpas às fritas.


Sexta-feira 13, dia das fritas
Ontem à noite meu assistente, o diretor de minha turnê e eu fomos a um estabelecimento para jantar antes do meu show em Nova Orleans.
Esperamos 60 minutos por batatas fritas e mais de 90 minutos pela comida, que nunca chegou. Quando perguntei sobre isso, o barman nos ofereceu drinques. Expliquei que não bebo, mas agradeci.

Ele então fez alguns comentários realmente grosseiros e vulgares aos presentes à mesa. Quando alguém faz piadinhas negativas repetidas sobre a sobriedade que eu me esforcei tanto para conquistar, é difícil deixar de reagir emocionalmente. Então eu joguei uma batatinha frita nele.

Quando estávamos nos arrumando para sair, o barman voltou e continuou a fazer comentários horríveis, então eu continuei a jogar fritas. A cada dia que passa aprendo novas lições sobre como lidar com a ignorância cultural e social.

Lamento profundamente o que fiz com as fritas e lamento que eu tenha reagido. Talvez da próxima vez eu não jogue fritas, mas talvez da próxima vez aquele barman não vai mandar alguém que está sóbria “telefonar para o b...a de seu patrocinador!”.
Trabalhei por cinco anos no setor de turismo e tenho enorme amor, respeito e admiração por garçons e barmen em todo o mundo e pelo trabalho árduo que fazem. Também tenho um amor louco por Nova Orleans e quero voltar cem vezes a esta cidade, se vocês me quiserem. Da próxima vez o jantar será na minha casa. ;)

6. Taylor Swift

Em 2009, num incidente lamentável que ficou famoso, Kanye West invadiu o palco e interrompeu Taylor Swift quando ela estava fazendo seu discurso de aceitação do prêmio de melhor vídeo feminino no MTV Video Music Awards.

Os dois pareciam ter feito as pazes desde então, mas o álbum de West “The Life of Pablo”, lançado este ano, incluiu uma letra misógina que não foi bem recebida pela cantora: “Acho que Taylor e eu ainda podemos transar um dia / eu fiz a fama daquela vagabunda”.

Uma semana depois, Taylor Swift recebeu três prêmios Grammy. Em seu discurso de aceitação do prêmio de melhor álbum do ano, ela disse:

“Sendo eu a primeira mulher a ter ganho o Grammy de álbum do ano duas vezes, quero dizer a todas as mulheres jovens aí fora: haverá gente ao longo do caminho que vai tentar diminuir o impacto do seu sucesso ou ficar com o crédito pelas suas conquistas e a sua fama.

Mas se você simplesmente se concentrar no trabalho e não deixar que essas pessoas desviem sua atenção de seu objetivo, um dia, quando você chegar ao seu objetivo, vai olhar em volta e saber que foi você mesma e as pessoas que a amam que a levaram até esse lugar. E será a sensação mais incrível do mundo.”

7. Tyra Banks

Quando várias fotos pouco elogiosas foram feitas da supermodelo Tyra Banks na praia, em 2007, ela usou sua plataforma como apresentadora de talk show para fazer um discurso veemente e dizer às pessoas que a odeiam exatamente o que acha que elas deveriam fazer. E fez tudo isso usando o mesmo maiô em que tinha sido fotografada.

(Spoiler alert: pode beijar a bunda dela.)


8. Hillary Clinton

Hillary Clinton, ex-secretária de Estado e atual candidata à Presidência dos EUA pelo Partido Democrata, já enfrentou sua devida parcela de comentários sexistas ao longo do ciclo das primárias eleitorais.

Mas, quando o provável candidato democrata Donald Trump a acusou de usar o “woman card” (o “argumento de ser mulher”, mas “card” também significa cartão), foi uma dádiva para Hillary. Sua campanha criou um “cartão mulher” e aproveitou o comentário de Trump para receber 2,4 milhões de dólares em doações através do cartão.

9. Chrissy Teigen

No mês passado, a supermodelo e autora Chrissy Teigen, casada com John Legend, deu à luz uma filhinha (adorável). Mas, quando ela teve a ousadia de sair de casa para jantar fora, dez dias mais tarde, foi bombardeada com opiniões negativas expressas por seus seguidores no Instagram.

Saí para jantar. As pessoas estão indignadas. Bom dia!

A resposta sarcástica dela foi ótima. Quando uma seguidora no Twitter lhe perguntou “como vai a nenê Luna?”, Teigen respondeu, brincando:

Não sei, não a estou encontrando https://twitter.com/omalichaa_/status/724294149508349952 …

10. Gabourey Sidibe

Quando a atriz indicada ao Oscar Gabourey Sidibe cometeu o grave engano de ser mulher e comparecer a uma cerimônia de premiação usando vestido, foi inundada de críticas por seu peso. Sidibe, que usou um vestido belíssimo da Michael Costello Couture na entrega dos Globos de Ouro em 2014, mandou a resposta perfeita aos odiadores. Lembrou a eles que sua vida encantada, como atriz de sucesso, é infinitamente melhor do que a vida que eles passam atrás de suas telas, criticando o peso de uma mulher.

Para quem fez comentários maldosos sobre minhas fotos no Globo de Ouro, saiba que isso me deixou chorando ontem à noite enquanto eu viajava de jatinho para o emprego dos meus sonhos. #JK

Arrasem com eles, poderosas!

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Empoderamento feminino: o inspirador discurso de Michelle Obama na Argentina

- 19 coisas pelas quais NENHUMA mulher deve pedir desculpas

- Taylor Swift faz discurso feminista no Grammy depois de ter sido insultada por Kanye West

Também no HuffPost Brasil:

Close
11 livros imperdíveis escritos por mulheres engraçadas
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção