Huffpost Brazil

É certo ser contra o churrasco de cachorro na China, mas comer outros animais?

Publicado: Atualizado:
YULIN DOG MEAT
Cachorro à venda em mercado de Yulin, China, em junho de 2015 | AP Images for Human Society International
Imprimir

Em todo mês de junho, na cidade chinesa de Yulin, na região de Guangxi, é realizado um festival anual de carne de cachorros – só na edição deste ano, mais de dez mil serão abatidos. O evento começou na última terça-feira (21) e tem duração de dez dias.

Como mostra recente reportagem da AFP, tem crescido o número de movimentações contra a prática. ONGs recolhem milhões de assinaturas em petições, ativistas dos direitos dos animais fazem resgates e celebridades já aderiram à campanhas pelo fim da prática.

A ONG The Animal Hope & Wellness Foundation disse no Facebook já ter resgatado mais de mil neste ano. E faz vídeos mostrando esses resgates:

Os atores Rooney Mara, Matt Damon e Joaquin Phoenix, entre outros, falam emocionados em campanha da mesma ONG – cuidado, há cenas fortes no vídeo abaixo:

Ativistas denunciam os "preparativos" da carne como cruéis. Eles são mantidos em gaiolas, sem alimentação ou água por dias. Também são espancados, abatidos um na frente dos outros e fervidos vivos, pois acredita-se que, quanto mais assustados, mais saborosa fica a carne.

Existe, inclusive, a suspeita de que alguns sejam roubados, pois são vistos com coleiras dentro das gaiolas. Além disso, há cães sendo transportados de outras cidades em condições anti-higiênicas e de extremo desconforto.

Mas você acha correto condenar o hábito chinês e conviver tranquilamente com as mortes em massa de vacas, bois, peixes, galinhas, porcos e tantos outros animais aqui no Ocidente?

O vídeo abaixo do AJ+ levanta a questão – cuidado com este também, pois há imagens fortes:

Há mais de 400 anos come-se carne de cachorro na China. Estamos diante de uma prática cultural do país. A lei chinesa não protege cachorros, assim como eles são vistos lá de forma dúbia: para alguns, eles são animais de estimação; para outros, comida.

Há sete anos, o Festival de Lichia e Carne de Cachorro comemora o solstício de verão comendo esses animais que nós tanto adoramos. Aproximadamente dez milhões de cães são abatidos por ano na indústria chinesa.

LEIA MAIS:

- Comer carne vermelha mata. E o veganismo pode salvar até 8 milhões de vidas

- 7 filmes para acreditar que sobram motivos para ser vegetariano

- Afinal... Planta sente dor?

Também no HuffPost Brasil:

Close
Famosos que são vegetarianos ou veganos
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção