Huffpost Brazil

Saída do Reino Unido da União Europeia vai afetar 'Game of Thrones' e outras séries e filmes

Publicado: Atualizado:
GAME OF THRONES
Reprodução/IMDb
Imprimir

A saída do Reino Unido da União Europeia terá efeitos negativos não só na economia internacional, mas também impactará a indústria de entretenimento inglesa e de outros países.

Michael Ryan, conselheiro da IFTA (Independent Film & Television Alliance), considera a separação "devastadora". A produção de filmes e séries de TV deve sofrer os efeitos da vitória do Brexit, segundo o site "Variety".

Isso porque, a partir de agora, é provável que o Reino Unido pare de receber financiamento do Media Program, que é o fundo da União Europeia para produções de entretenimento. Como resultado, as maiores produções do cinema e séries do Reino Unido devem ter menos verba para o desenvolvimento de projetos, festivais, distribuições, etc.

Uma dessas produções em xeque é Game of Thrones, da HBO, que é filmado na Irlanda do Norte, e recebe financiamento do bloco.

"A decisão de deixar o bloco acabou com a indústria de entretenimento do Reino Unido", disse Michael Ryan."A produção de filmes e programas de televisão é extremamente cara e um negócio arriscado, que certamente será afetado."

"A decisão vai arruinar nossa fundação -- a partir de hoje, não sabemos como nossas relações com coprodutores, financiadores e distribuidores vão funcionar, nem os novos impostos que serão criados na nossa atividade e no resto da Europa, ou como se darão os financiamentos das produções, sem o apoio das agências europeias."

A indústria de entretenimento, que inclui centenas de atores, escritores e músicos, fez campanha contra a saída da Grã-Bretanha da UE, com receio do que estaria por vir ao setor com a vitória do Brexit.

"O Reino Unido não é apenas mais forte na UE, é mais imaginativa e criativa, e nosso sucesso criativo global será severamente enfraquecido por deixar o bloco", dizia uma carta assinada por 300 artistas. "Deixando o bloco, seria um salto para o desconhecido para milhões de pessoas em todo o Reino Unido que trabalham na indústria de entretenimento."

LEIA MAIS:

- Chuva de Referendos: Reino Unido abriu precedente para desunião europeia?

- Com saída do Reino Unido da União Europeia, esta é a hora de comprar euro e libra

- 'Game of Thrones' ultrapassa 'Breaking Bad' e se torna série com o melhor episódio da TV no IMDb

Também no HuffPost Brasil

Close
Reino Unido deixa União Europeia
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção