Huffpost Brazil

Beyoncé e Kendrick Lamar quebram tudo na performance de 'Freedom' no BET Awards (VÍDEO)

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Beyoncé e Kendrick Lamar fizeram mais do que uma simples apresentação de abertura no BET Awards desde domingo (26): Eles fizeram um manifesto pela vida de pessoas negras em forma de música e performance.

O cenário, a letra, o modo de se mover e os passos de danças, raivosos e revoltados, transbordam o grito contido na garganta de cada pessoa negra: Liberdade! E justamente por isso Freedom, do novo álbum de Bey, Lemonade foi a música escolhida para abrir a cerimônia.

A letra é forte: enquanto Beyoncé toca no ponto das mulheres negras e dos resquícios da escravidão, Lamar fala sobre o racismo institucionalizado e a morte de pessoas negras nas mãos da polícia, fazendo referência ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).

Somada à interpretação musical de Bey e Lamar, a apresentação emociona até mesmo aqueles que sequer imaginam o que é viver -- ou melhor dizendo, sobreviver -- com a pele negra.

bey 2

A performance do BET Awards se iniciou com a voz de Martin Luther King discursando parte de I Have a Dream, enquanto dançarinas negras passam pelo corredor do teatro e sobem ao palco -- que está com o chão tomado por água em referência à chuva que é cantada na letra.

"Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e da Declaração da Independência, eles estavam assinando uma nota promissora. Esta nota era uma promessa que todos os homens , sim, tanto homens negros como homens brancos, teriam garantidos os " direitos inalienáveis ​​" de " Vida, liberdade e a busca da felicidade". Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Assim nós viemos trocar este cheque - um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas da liberdade e a segurança da justiça." - Martin Luther King

1

Bey já estava no palco com outras dançarinas e inicia a música, fazendo movimentos bruscos com a água, que demonstram indignação e revolta. A música toda é cantada em tom de luta.

bey chutando agua

Lamar sobe ao palco da frente, depois de metade da apresentação junto com dançarinos homens que ficam atrás com Beyoncé. Ele canta sua parte da música, que fala sobre o medo de morrer nas mãos da violência policial que aflige pessoas negras.

lamar

Depois, ele e Bey se juntam no palco principal e finalizam a música cantando e dançando em forma de revolta, enquanto as dançarinas e dançarinos aparecem estirados no chão como se estivessem mortos.

3

bey 6

Bey e Lamar não poderiam ter escolhido lugar melhor para dar vida à letra de Freedom de forma tão visceral.

O BET Awards é uma premiação criada para prestigiar artistas afro-americanos em diversas áreas do entretenimento, como música, atuação e esporte. A cerimônia é transmitida anualmente pelo canal de TV BET (Black Entertainment Television).

Na plateia majoritariamente negra, rostos como Samuel L. Jackson e Jesse Willians apareceram aplaudindo a performance.

Obrigada por isso, Beyoncé e Lamar.

LEIA MAIS:

- De onde vem tanta coisa boa? As músicas por trás das músicas do novo disco da Beyoncé

- Adeus, Kobe Bryant! Kendrick Lamar manda um rap para a despedida do astro do Los Angeles Lakers

- Emocionante: Beyoncé agradece mãe e avó costureiras ao receber título de ícone fashion no 'CDFA Awards'

Também no HuffPost Brasil

Close
27 fatos importantes que todos devem saber sobre os Panteras Negras
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção