Huffpost Brazil

URGENTE: Explosões atingem aeroporto e deixam mortos e feridos em Istambul

Publicado: Atualizado:
TURKEY
Osman Orsal / Reuters
Imprimir

Pelo menos três explosões atingiram o aeroporto de Ataturk, em Istambul, um dos mais movimentados da Europa e o 11º mais movimentado do mundo, nesta quarta-feira (28).

Pelo menos 60 pessoas ficaram feridas no atentado e o governo turco já confirmou 32 mortes. Ainda não houve reivindicação da autoria do ataque.

"Tudo aconteceu muito rápido", disse Ahmad Alomary ao HuffPost Arabi. "Eu estava esperando por um amigo meu que vinha de de Dubai dentro do salão da chegada (do aeroporto), então, de repente, ouvimos um barulho forte de explosão e os seguranças pediram a todos que ficassem no chão. O salão estava lotado de pessoas, algumas com crianças. Nós todos nos deitamos, então eu consegui correr para fora da sala".

"Eu estava levando minha mãe para o avião quando o ataque ocorreu". "Eu fui rápido para o estacionamento, e todo mundo estava correndo em todas as direções", contou à TV turca Haberturk uma testemunha, que descreveu o ataque como "muito violento", dizendo: "Nós estávamos em uma poça de sangue."

"De acordo com a informação que tenho, um terrorista abriu fogo com uma Kalashnikov antes de se explodir dentro da entrada do terminal internacional", disse o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, à emissora estatal.

Segundo a correspondente do Washington Post no país, Erin Cunningham, autoridades confirmam que o atentado foi perpetrado por suicidas, que acionaram explosivos . Informações do governo dão conta de que pelo menos três pessoas participaram da ação. Antes do atentado, que aconteceu na área anterior ao primeiro controle de segurança do setor de chegadas, eles teriam sido baleados por policiais, segundo relatos da CNN.

Além do controle no embarque, os aeroportos turcos contam com detectores de metais na entrada dos terminais. Analistas ouvidos pela CNN chegaram a dizer que o aparato de segurança no aeroporto de Istambul é mais sofisticado que o de vários aeroportos nos EUA. A Turquia faz fronteira com a Síria e seu aeroporto é porta de entrada para estrangeiros que querem se juntar ao Estado Islâmico e outros grupos extremistas com atuação no Oriente Médio.

Pelo menos 11 pessoas morreram neste mês durante um ataque envolvendo um carro-bomba na área central da Istambul.
O aeroporto que foi alvo do ataque é o terceiro mais movimentado da Europa e o mais importante nas conexões entre a Europa e o continente asiático. Todas as atividades do aeroporto estão paralisadas até a manhã desta quarta-feira (22).

Mais informações em instantes.

Também no HuffPost Brasil

Close
Atentado na Turquia
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção