Huffpost Brazil

Cruz Vermelha se retrata após divulgação de cartaz racista

Publicado: Atualizado:
CRUZ VERMELHA
Reprodução
Imprimir

A Cruz Vermelha americana pediu desculpas após distribuir nos Estados Unidos um cartaz de segurança considerado racista.

O pôster intitulado "Seja legal, siga as regras" mostra frequentadores de uma piscina em diferentes situações e recorre a personagens negros para retratar os exemplos de comportamentos inadequados e personagens brancos para descrever as boas condutas.

cruz vermelha

Após a distribuição do cartaz, que foi divulgado no aplicativo da Cruz Vermelha, na internet e em algumas piscinas do país, a organização humanitária recebeu muitas críticas nas redes sociais. Em uma nota publicada em seu site na última segunda-feira, a organização afirma ser "sensível às preocupações levantadas" sobre um de seus cartazes de segurança.

"Lamentamos profundamente e pedimos desculpas por qualquer mal-entendido, e absolutamente não era nossa intenção ofender ninguém. Como uma das maiores e mais antigas organizações humanitárias do mundo, estamos comprometidos com a diversidade e inclusão em tudo o que fazemos, todos os dias", diz a nota.

A Cruz Vermelha também afirmou que está desenvolvendo novos materiais, mais apropriados e representativos.

Ao jornal The Washington Post, Ebony Rosemond, diretor da organização Black Kids Swim (Crianças Negras Nadam), afirmou que crianças negras sofrem muita discriminação em piscinas públicas ou praias, o que os desencoraja a escolher a natação como uma atividade recreativa ou esportiva. "É lamentável, e imagens como a que foi criada e distribuída pela Cruz Vermelha só pioram as coisas", disse.

Também no HuffPost Brasil

Close
Humor x racismo em Os Trapalhões
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção