Huffpost Brazil
Amauri Terto Headshot

14 sobremesas nordestinas que você deve provar pelo menos uma vez na vida

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Se você não teve a sorte de nascer no Nordeste, provavelmente não conviveu com a variedade de sobremesas da região.

Uma variedade rica em sabor – que combina o doce de frutas típicas do Brasil com o salgado de outros alimentos.

Do prático cartola (combinação de banana, queijo coalho e canela) à inimitável rapadura (doce feito a partir da cana-de-açúcar), é possível encontrar doces nordestinos sob as mais diversas texturas, exalando os mais irresistíveis aromas.

Aproveitando a chegada de junho, mês em que os brasileiros deixam qualquer dieta de lado para se esbaldar nas quermesses e festejos da época, o HuffPost Brasil decidiu celebrar a riqueza dos doces nordestinos.

A seguir, estão 14 sobremesas que todo cidadão nascido em um dos nove Estados do Nordeste brasileiro conhece e aprova. Para quem gosta de se arriscar na cozinha, também é possível ver nesta lista as receitas de cada iguaria.

São sobremesas de encher os olhos (e a barriga). Aproveite!

1. Mungunzá

mugunzá

Na região Sul e Sudeste do Brasil, o mungunzá é conhecido como canjica. Festa Junina sem esta iguaria, à base de milho e leite, simplesmente não deveria ser chamada de festa. Aprenda a fazer aqui!

2. Pudim de Tapioca

pudim

Leite de coco, coco para a massa feita com tapioca granulada e coco para enfeitar. Em resumo, coco é a estrela máxima dessa delícia. Aprenda a fazer aqui!

3. Torta Búlgara

torta búlgara

Sobremesa tipicamente baiana, a Torta Búlgara é sempre servida na companhia de creme de leite. Pense numa boa combinação de texturas. Aprenda a fazer aqui!

4. Sequilho com doce de leite

sequilho

Não só uma ótima sobremesa para o pós-refeição (daquelas que derretem na boca), o sequilho vai muito bem com um cafezinho. E essa sua combinação com o doce de leite é, digamos, irresistível. Aprenda a fazer sequilho aqui!

5. Bolo de Rolo

bolo de rolo

Talvez a sobremesa mais famosa de Pernambuco, o bolo de rolo foi consagrado patrimônio cultural e imaterial do Estado. É pura tradição com gostinho de doce de goiaba. Aprenda a fazer aqui!

6. Pamonha doce

pamonha

Feita de milho, com um toque de coco aqui e uma dose de leite condensado ali, a pamonha é dessas sobremesas que não dá para provar apenas uma vez na vida. Aprenda a fazer aqui!

7. Doce de Banana com creme de leite

doce de banana

Taí uma combinação simples que você pode fazer em casa sem ter que pegar um avião rumo a Bahia. ;) Aprenda a fazer o doce de banana aqui!

8. Cocada

cocada

Se a palavra é tradição, a cocada “correta” é feita à base de coco fresco ralado, açúcar e água. Mas nem só de tradição vivem os sabores nordestinos. Então você também tem à disposição variações feitas com: rapadura, leite de coco e poupa de outras frutas. Aprenda a fazer aqui!

9. Bolo de Aipim

aipim

Mandioca, aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira... O nome desse alimento varia de acordo com a região do Brasil em que você está. Mas uma coisa é certa. O bolo feito à base dele é DE-LI-CI-O-SO! Aprenda a fazer aqui!

10. Banana frita com canela

banana

Para quem segue o lema de vida “menos é mais”, aqui está a sobremesa perfeita e fácil de reproduzir em casa – e que é quase uma rotina na vida de quem mora no Nordeste. Aprenda a fazer aqui!

11. Caju em calda

caju

O caju é o ingrediente básico desta sobremesa, mas você pode trocá-lo por manga, cajá ou qualquer outra fruta colhida em terras brasileiras. Vale lembrar que essa não é só uma sobremesa, mas um doce para qualquer hora. Aprenda a fazer aqui!

12. Pé de moleque

pé de moleque

Outra estrela das festas juninas, o pé de moleque é um doce um doce originalmente feito com amendoim e rapadura. Se você nunca o experimentou, pare um pouco para repensar o que você está fazendo da vida. Aprenda a fazer aqui!

13. Cartola

cartola

Para quem aprecia uma boa guloseima agridoce, o cartola é perfeito. Essa sobremesa, praticamente uma santa trindade brasileira, é feita de queijo coalho, banana e canela (hmmmmmm!). Aprenda a fazer aqui!

14. Rapadura

rapadura

Provavelmente a sobremesa mais antiga e tradicional do Nordeste. O doce feito à base de cana-de-açúcar é produzido no Brasil desde o século 16. Reproduzir essa delícia em casa é praticamente impossível. Você vai ter que dar um pulo uma casa especializada mais próxima. ;)

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
Veja a origem de 8 comidas
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção