Huffpost Brazil

Começamos a perder nossos amigos aos 25 anos, diz estudo

Publicado: Atualizado:
AMIGOS
divulgação
Imprimir

Todos nós perdemos contato com certos amigos do colégio ou colegas de trabalho quando ficamos mais velhos. Mas um novo estudo identificou exatamente quando esse processo de afastamento começa.

Um estudo recente publicado pela Escola de Ciência da Universidade Aalto, na Finlândia, e a Universidade Oxford, constatou que homens e mulheres geralmente começam a perder amigos aos 25 anos de idade. Os pesquisadores descrevem essa idade como o ponto de “pico” para as amizades. À medida que ficamos mais velhos, nosso grupo de contatos começa a encolher.

A pesquisa diz: “Nossos resultados indicam que esses aspectos do comportamento humano estão fortemente relacionados à idade e ao gênero, de modo que os indivíduos mais jovens têm mais contatos e, entre os jovens, os homens têm mais contatos que as mulheres. Mas o índice de diminuição do número de contatos com a idade difere entre homens e mulheres, de modo que no final da casa dos 30 anos ocorre uma inversão no número de contatos.”

O estudo observa que ao chegar aos 39 anos, os homens mantêm contato pelo telefone com 12 pessoas por mês, em média, enquanto as mulheres mantêm contato com 15. No caso das pessoas de 25 anos, os homens mantêm contato com 19 pessoas, em média, e as mulheres, com 17,5.

amigos

E, embora o vídeo acima do Buzz60 sugira que perder amigos possa parecer o fim do mundo, achamos que conservar um grupo menor de amigos pode ser melhor, na realidade.

Sim, as pessoas que têm muitos seguidores nas redes sociais podem ser “amigas” de centenas de pessoas, mas, idealmente, manter um grupinho menor de amigos quer dizer que você terá mais tempo para fazer coisas com eles, como viajar, comer fora e passar tempo juntos.

Alguns estudos sugerem que manter um grupo grande de amigos requer usar mais tempo e recursos. Segundo a Health.com, outra pesquisa sugere que ter um melhor amigo ou amiga é mais benéfico para seu bem-estar que ter muitos amigos.

Um melhor amigo ou amiga (ou um grupinho de amigos mais íntimos) podem ajudar você a bloquear a ansiedade e continuar positiva. E seu melhor amigo pode lhe dar apoio nas horas em que você mais precisa.

Mas, voltando ao estudo da Universidade Oxford e da Escola de Ciência da Universidade Aalto: parece que as coisas mudam quando chegamos aos 80 anos. Nessa idade, as pessoas tendem a ter um grupinho estável de seis a oito amigos.
Com que idade você começou a perder contato com seus amigos? Conte-nos nos comentários abaixo.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- A ciência prova: ter um pelotão de amigos torna a vida menos dolorosa

- Só 4 amigos do Facebook realmente importam, diz estudo

- Oscar 2016: A reação de Kate Winslet à vitória de Leonardo DiCaprio foi LINDA

Também no HuffPost Brasil:

Close
Melhores amigos antes e depois
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção

Pela web