Huffpost Brazil

Lobista amigo de Cunha e Friboi. Estes são os mais novos alvos da Lava Jato

Publicado: Atualizado:
Imprimir

eduardo cunha

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (1) em nova fase da Operação Lava Jato, o empresário Lúcio Bolonha Funaro, amigo do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Funaro é suspeito de achacar grandes empresas em parceria do parlamentar.

Esta nova etapa da Lava Jato também faz buscas no grupo Friboi. A ação da PF tem origem em duas delações premiadas: a do ex-vice-presidente da Caixa Fábio Cleto e a do ex-diretor de Relações Institucionais do Grupo Hypermarcas Nelson Mello.

Uma delação premiada, firmada com a Procuradoria-Geral da República, aponta o suposto repasse de propinas milionárias para senadores do PMDB, entre eles o presidente do Congresso, Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR) e Eduardo Braga (AM).

Nelson Mello afirmou em seu depoimento aos procuradores que pagou R$ 30 milhões a dois lobistas com trânsito no Congresso para efetuar os repasses. Lúcio Bolonha Funaro e Milton Lyra seriam os responsáveis por distribuir o dinheiro para os senadores.

Em delação, Fabio Cleto afirmou, por exemplo, que Eduardo Cunha ficou com 1% de negócio de R$ 940 milhões aprovado pelo FI-FGTS com a empresa Eldorado, do Grupo JBS.

Novas delações
O lobista Lúcio Bolonha Funaro está disposto a fazer uma delação premiada. No início da semana, Funaro comunicou ao seu advogado que iria procurar o criminalista Antonio Figueiredo Basto, especialista em acordos de colaboração.

Lúcio Funaro é amigo do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os dois atuam em parceria há muitos anos.

Negócios de interesse do PT
Nos depoimentos de delação premiada, Cleto também disse que Cunha decidia quais empresas deveriam receber aportes do Fundo de Investimento do FGTS. Ao tomar conhecimento dos valores pleiteados pelas companhias, explicou o colaborador, o deputado indicava quais lhe interessavam e pedia que Cleto trabalhasse para aprová-los.

LEIA TAMBÉM:

- Na calada da noite, Temer recebe Cunha para ninguém ficar sabendo...

- Cunha cassado? É mentiraaaa! Folga por Festa Junina deve atrasar cassação

- Defesa de Cunha chama pedido de prisão de 'pena de morte política'

- Tudo menos um novo Cunha: PSDB e PT tentam presidente em comum na Câmara

Também no HuffPost Brasil

Close
Entenda a Operação Lava Jato
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção