Huffpost Brazil

Metrô de Londres proíbe propagandas com 'pessoas perfeitas'

Publicado: Atualizado:
PROP LONDRES
Reprodução YouTube
Imprimir

Nada de cinturas finíssimas e barrigas tanquinho: o transporte público de Londres resolveu banir todas as propagandas que mostram padrões pouco realistas de corpo. Qualquer anúncio que mostre corpos perfeitos e difíceis de atingir pela maior parte da população vão ser removidos.

A regra foi aprovada pelo novo prefeito londrino, Sadiq Khan, e começou a valer a partir de ontem (1) para banners e cartazes no metrô e nos ônibus da cidade.

A ideia é, principalmente, evitar que os passageiros sintam vergonha de terem o corpo que tem, segundo a prefeitura.

O movimento que levou à criação da norma começou em abril do ano passado, quando a marca Protein World, de suplementos alimentares, exibiu anúncios com uma modelo de biquíni amarelo que dizia Are you beach body ready? (Você está com o seu "corpo de praia" pronto?).

A propaganda gerou revolta: mais de 70 mil pessoas participaram de um abaixo-assinado contra a empresa. Um protesto foi organizado no Hyde Park, reunindo homens e mulheres com diferentes biotipos, defendendo que todo corpo está pronto para a praia - basta ter um copo e levá-lo à praia.

A rede de metrô de Londres é uma das mais usadas no mundo e os anúncios lá custam caro. O dinheiro é revertido diretamente para cuidar do transporte público. Com o veto, fica um impasse: será que as empresas vão se adaptar aos anúncios sem corpos ?ideais? para manter o acesso ao público gigantesco no metrô ou será que a prefeitura vai ter uma queda na verba publicitária?

Até o momento, o prefeito se manteve firme na decisão de banir esse tipo de anúncio. Segundo a declaração da prefeitura, não dá para o passageiro simplesmente desligar ou virar a página de um anúncio incômodo, como faria na TV ou em uma revista. Por isso, ele quer que a publicidade no espaço público represente os londrinos ao máximo.

Além das restrições publicitárias, o anúncio da Protein World gerou um movimento chamado de #everybodysready (todo mundo/todo corpo está pronto), que celebra todo o tipo de corpo em ambiente praiano - e lembrando a todos de usar filtro solar.

LEIA MAIS:

- Eu não sou o meu corpo

- Estas super-heroínas da vida real lutam em nome de uma imagem positiva do corpo

Também no HuffPost Brasil

Close
11 mulheres de meia-idade tiram a roupa para resgatar a sensualidade nos seus próprios termos
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção