Huffpost Brazil

Propina vai de blog à madrinha de bateria e procurador desabafa: 'Brasileiro não aguenta mais'

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Mais uma etapa da Operação Lava Jato evidencia, pelo desabafo do procurador Roberto Pozzobon, que os políticos "estão no topo da cadeia alimentar da propina e o povo brasileiro não aguenta mais”.

Desta vez, a ‘Abismo’, como é batizada a 31ª fase da operação, trouxe mais um capítulo inusitado para a investigação. Indicou que o dinheiro desviado financiou a família e o blog do ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira, além de uma escola de samba, com direito a “mensalinho” para a madrinha de bateria da agremiação.


Segundo o blog do Fausto Macedo, Viviane Rodrigues, da Escola de Samba Estado Maior da Restinga, de Porto Alegre, foi beneficiária de 18 repasses no total de R$ 61,7 mil.

Os recursos que financiaram o “pixuleco” de Viviane teriam saído dos R$ 39 milhões desviados em licitações para a reforma do Cenpes (Centro de Pesquisa da Petrobras), no Rio de Janeiro, onde são feitos estudos sobre a exploração em águas profundas.

A investigação chegou a essas informações pela delação premiada e documentos do ex-verador do PT em Americana (SP), Alexandre Romano, conhecido como Chambinho.

Embora tenha tido a prisão decretada, Paulo Ferreira já estava preso, devido a Alto Custo, fase da operação que pegou o ex-ministro Paulo Bernardo.

“O povo não aguenta mais”

A conexão entre as operações foi a causa do desabafo do procurador Roberto Pozzobon.

Segundo o jornal O Globo, em coletiva de imprensa sobre a operação, ele disse que não tem como combater o crime organizado de forma desorganizada e sugeriu a formação de uma grande rede de combate à corrupção.

Para ele, acordos de delação e leniência são imprescindíveis.

"Em todas as operações o destinatário final eram agentes políticos. Eles estão no topo da cadeia alimentar da propina. O povo brasileiro não aguenta mais que eles flertem, namorem e casem com a corrupção. Precisamos que a crise política e a impunidade sejam enfrentadas, com reforma política e medidas contra a corrupção."

LEIA TAMBÉM:

- 'Abismo' é o nome da nova etapa da Lava Jato. E ex-tesoureiro do PT está nela

- Lobista amigo de Cunha e Friboi. Estes são os alvos de hoje da Lava Jato

- Este vídeo mostra os brasileiros ~orgulhosos~ em bancarem luxos de Cunha

Mais no HuffPost:

Close
Entenda a Operação Lava Jato
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção