Huffpost Brazil

Cinco entre as 10 melhores universidades da América Latina são brasileiras

Publicado: Atualizado:
USP
Divulgação
Imprimir

O Brasil se saiu muito bem no mais novo ranking do renomado The Times Higher Education, publicação especializada em ensino superior que lista as melhores universidades do mundo.

No ranking das 50 melhores instituições da América Latina, divulgado nesta quinta-feira (7), o País não só ocupou as primeiras posições, como também teve o maior número de universidades listadas, inclusive no top 10, com cinco instituições brasileiras entre as 10 mais bem colocadas.

A USP (Universidade de São Paulo) mais uma vez está no topo das melhores instituições de ensino superior da América Latina. A Unicamp (Universidade de Campinas) aparece na segunda posição. No 5º lugar, está a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), seguida pela PUC-Rio, na sexta colocação, e pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), 7ª da lista.

O Brasil tem 23 das 50 universidades no ranking. Segundo o editor do The Times Higher Education, Phil Baty, o bom desempenho do País se deve ao aumento dos investimentos em pesquisa e em educação desde 2005. Ele considera um avanço importante, mas alerta que o País deve manter os investimentos crescentes nas universidades "para que elas possam prosperar nos próximos anos."

O segundo maior representante da América Latina é o Chile, com 11 universidades no ranking, incluindo duas no top 10. O México tem oito citadas, duas também entre as dez melhores.

Para escolher as melhores instituições de ensino, o THE tem uma metodologia global baseada na reputação das instituições, citações em pesquisas influentes, perspectiva internacional (como intercâmbio de profissionais e alunos internacionais), potencial de transferência de conhecimento, ambiente de ensino, entre outros indicadores.

Veja abaixo as 10 melhores universidades da América Latina:

Close
As 10 melhores universidades da América Latina
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual


Para conhecer o ranking completo, clique aqui.

LEIA MAIS:

- As 20 universidades mais influentes, segundo a Wikipedia

- As 17 brasileiras presentes no ranking Times Higher Education das melhores universidades do mundo em 2015

Também no HuffPost Brasil

Close
As melhores universidades do Brasil
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção