Huffpost Brazil

Sonda Juno já está na órbita de Júpiter após jornada de 5 anos

Publicado: Atualizado:
JUNO
FIickr/Nasa
Imprimir

A sonda norte-americana Juno, que acaba de entrar na órbita de Júpiter, funciona normalmente e já começou a transmitir sinais para a Terra, informou a Nasa, a agência espacial norte-americana.

A viagem para Júpiter durou cinco anos e agora a sonda está girando em volta do planeta a distância de 5 mil km. Ela dará 33 voltas ao redor de Júpiter durante um ano.

"A sonda acaba de se voltar para o Sol, as antenas estão viradas para a Terra e começamos a receber sinais de alta precisão. Em princípio, vemos que a sonda está em ordem e ficamos muito satisfeitos com isso", disse um funcionário da missão da Nasa.

Segundo ele, os especialistas deverão analisar todos os dados e estudar como funciona o motor da nave espacial durante a sua permanência em órbita.

Dentro de alguns dias, os instrumentos de pesquisa da sonda começarão a funcionar. A Nasa anunciou que os dados mais importantes serão recebidos por ocasião da aproximação máxima da sonda Juno a Júpiter, que acontecerá em 27 de agosto.

A Nasa destacou o êxito da missão Juno e declarou que "Júpiter está conquistado".

A sonda começou a sua viagem para o espaço em agosto de 2011. O objetivo principal do aparelho é fazer estudos sobre a estrutura de Júpiter e a história de sua formação.

juno

LEIA MAIS:

- O 'segundo Sol' não chegou, mas ganhamos uma 'segunda Lua' de acordo com a Nasa

- NASA revela alfabeto 'escondido' em série de fotografias

- Nasa mostra fotos de flor que nasceu na Estação Espacial Internacional

Também no HuffPost Brasil

Close
20 fotos incríveis do espaço
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção