Huffpost Brazil

Vai ter amor lésbico, sim! Romance entre Virginia Woolf e Vita Sackville-West ganha adaptação para o cinema

Publicado: Atualizado:
VITA E VIRGINIA
Reprodução
Imprimir

Cartas de amor entre duas mulheres. Entre duas autoras, poetas e artistas. Mulheres-artistas que eram casadas com homens, mas que nutriam uma relação profunda e apaixonada em pleno século 20.

Essa é parte da história de Virginia Woolf e Vita Sackville-West. A narrativa resultou em uma obra-prima literária, o livro Orlando, escrito por Woolf em 1928 e inspirado em Vita. O romance desafiou a moral da época ao narrar a vida de um protagonista queer e promove debates até hoje sobre o tema.

Não bastasse o sucesso de Orlando, agora a relação das artistas vai ganhar adaptação cinematográfica. O roteiro foi escrito pela atriz Eileen Atkins, de Magia ao Luar, e a direção está a cargo da cineasta Chanya Button, a mesma de Burn Burn Burn. O elenco do filme ainda não foi divulgado.

A adaptação é baseada no texto da peça Vita & Virginia, escrita por Atkins em 1992, de acordo com o The Guardian.

O affair entre Woolf e Sackville-West começou em meados dos anos 20 e durou cerca de dez anos. Mesmo depois da paixão, permaneceu entre elas uma terna amizade até o momento do suicídio de Woolf, em 1941. As cartas documentam as fases do relacionamento e outros detalhes, inclusive o fato de que os maridos sabiam da relação, mas não chegavam a se incomodar. Ao contrário de seus companheiros do círculo boêmio-artístico, o grupo Bloomsbury, que viam com maus olhos o caso entre as mulheres já comprometidas.

Uma das últimas cartas de Woolf à sua amante foi escrita em 1940, enquanto a Grã-Bretanha sofria bombardeios aéreos das tropas alemães. O trecho é um pequeno exemplo da intensidade dos escritos. E do amor delas.

"Lá está você sentada com as bombas caindo ao seu redor. O que se pode dizer, exceto que eu te amo e eu tenho que viver durante esta noite calma e estranha pensando em você sentada ali sozinha. Querida, deixe-me ter só mais uma linha... Você me deu tanta felicidade!"

vita e virginia

LEIA MAIS:

- Guia de Virginia Woolf para o luto

- 9 filmes com romances lésbicos para assistir depois de 'Carol'

- 11 lésbicas que fizeram história e que você provavelmente não conhece (mas deveria)

Também no HuffPost Brasil

Close
9 coisas que você sempre quis entender sobre lésbicas
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção