Huffpost Brazil

Estas fotos maravilhosas celebram a beleza de crianças com síndrome de Down

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Uma fotógrafa de Nova Jersey, nos Estados Unidos, está celebrando a beleza de crianças com a síndrome de Down por meio de seus lindos retratos.

Em outubro do ano passado, Julie Willson, que tem três filhos, reuniu 11 crianças com síndrome de Down e capturou o estado de espírito delas em uma série fotográfica. As famílias responderam a um anúncio da fotógrafa, que buscava crianças com a síndrome entre 0 e 5 anos, e algumas viajaram até três horas para participar da sessão de fotos.

down children
11 crianças com síndrome de Down, entre 0 e 5 anos, participaram da sessão de fotos

Willson se inspirou em sua irmã Dina para a série de fotos. “Dina nasceu em 1975 com síndrome de Dow e foi absolutamente a luz de nossa família”, Willson disse ao The Huffington Post, acrescentando que a irmã faleceu em janeiro de 2011, devido a uma insuficiência cardíaca congestiva.

“Fotografar essas 11 crianças trouxe muitas lembranças ótimas da minha irmã”, disse Willson. “Realmente espero que, por meio de minhas fotos, possamos mudar a forma como algumas pessoas veem a síndrome de Down.”

Desde que lançou a série, a fotógrafa recebeu muitas reações positivas. “Ver como as fotos se tornaram virais e quanta atenção receberam me fizeram perceber que é preciso aumentar a conscientização sobre as crianças com síndrome de Down”, acrescentou.

down children
“Realmente espero que, por meio de minhas fotos, possamos mudar a forma como algumas pessoas veem a síndrome de Down.”

Willson e uma das mães da sessão de fotos, Shannon Daughtry, acabaram encontrando a Nothing Downuma organização sem fins lucrativos dedicada à sensibilização sobre a síndrome de Down.

“Infelizmente, vimos que pouca coisa mudou desde que minha irmã nasceu, há 40 anos. Meus pais receberam ofertas e recomendações para colocar minha irmã em uma instituição”, Willson lembra. “Hoje, pais que recebem o diagnóstico dos filhos durante a gravidez muitas vezes recebem a recomendação de interromper a gestação devido à síndrome de Down, e aqueles que recebem o diagnóstico depois do nascimento são informados de todos os aspectos negativos sobre o futuro dos filhos, em vez dos positivos.”

“Com a Nothing Down, esperamos mostrar ao mundo todos os aspectos positivos das crianças com a síndrome de Down através de projetos de foto e vídeo”, explicou.

Confira a série abaixo e visite o site da Nothing Down para conhecer as incríveis crianças que Willson fotografou, além das informações fornecidas pelos pais.

  • “Michael tem 2 anos e é a melhor coisa que aconteceu para mim e para minha família. Da hora em que se levanta até o momento em que vai para a cama à noite, tem um sorriso constante na face. Adora o Mickey Mouse, dançar e jogar bola! Todas as vezes que escuta música, ele dança. Mesmo em sua cadeirinha no carro, está constantemente se mexendo com qualquer coisa que escuta no rádio!”.
  • “Alexa é cheia de energia, correndo por todos os lados com seus irmãos, como qualquer criança de 5 anos. Nós a admiramos por sua força e determinação. Ela não dá importância para o que não pode fazer e torna qualquer coisa possível. Só o seu sorriso já traz uma alegria instantânea. Ainda nos surpreendemos com o que ela foi capaz de superar e como tem desafiado as probabilidades. Ninguém a olha e vê a síndrome de Down. As pessoas olham para ela como uma linda garotinha que está pronta para conquistar o mundo.”
  • “Há tanta coisa sobre Aiden que nos trouxe alegria que é difícil expressar em palavras. Só o sorriso dele já é suficiente para derreter seu coração. O constante amor que ele demonstra vai além das palavras. Observá-lo conquistar cada marco é surpreendente, sabendo que ele tem que se esforçar muito para chegar lá.”
  • “Tristan abalou nosso mundo de maneiras que nunca havíamos pensado ser possível! Tristan é inteligente, persistente, forte, obstinado e sabe o que quer. Ela adora comer e dançar! Também é muito saudável e capaz de qualquer coisa que ele queira que sua mente faça. Nunca desiste e não tem medo. Seu favorito é o irmão de 5 anos, Jael, seu protetor, companheiro de brincadeiras e melhor amigo. O amor dos dois é o mais bonito e especial que já vi. Ele é amado por muitas pessoas e fez com que nossa família se tornasse mais próxima.”
  • “Olivia é uma criança maluquinha, arteira, opinativa, inteligente, engraçada e linda. Ela é mais ativa do que seus irmãos eram e me deixa em constante estado de alerta. Seus irmãos a amam e me agradecem por ter dado a eles uma irmãzinha. Os serviços de intervenção precoce começaram assim que ela saiu do hospital, e acredito que isso tenha feito uma enorme diferença para ela. Temos dois grupos de apoio maravilhosos que realizam atividades para as crianças [com síndrome de Down] e irmãos, eventos com os pais que gostamos de ir, onde passamos tempo com outras famílias que nos ajudam a aprender o que mais podemos fazer para ajudar Olivia a alcançar seu potencial.”
  • “Zach é um lutador. Não havia expectativa de que ele sobrevivesse à gravidez, mas sobreviveu. Ele não é nem de longe a criança que os médicos previram que ele seria. É alegre, envolvido e amoroso. Está sempre pronto para te dar um abraço ou um carinho.”
  • “Quando Carly nasceu, nossa família lamentou a perda da ‘criança normal’ que estávamos esperando; no entanto, logo percebemos que Carly era exatamente o ‘normal’ do qual precisávamos. Ela ilumina o ambiente, tem um sorriso contagiante e surpreende a todos ao seu redor dia após dia. Carly ensina a todos nós a sermos mais compassivos e mais inspirados. Ela nunca desiste, sempre tenta seu melhor e está determinada a continuar aprendendo coisas novas.”
  • “A felicidade de Kennedy na vida é muito admirável. Do segundo que abre os olhos até o minuto que os fecha, ela só traz alegria a todos os que encontra. Ela pode transformar um dia ruim em um dia melhor. Kennedy faz fisioterapia duas vezes ao mês e tem um instrutor especial uma vez por semana. É inacreditável como é motivada. Ela nunca chora, faz manha ou se inquieta durante as terapias.”
  • “Robby é lindo e adorável, extremamente amoroso, inacreditavelmente fofo, doce e brincalhão. Seus olhos são tão deslumbrantes quanto o oceano, e tem um sorriso que é tão contagiante que ilumina o ambiente! Faz com que nos sintamos muito orgulhosos de sermos seus pais. Todas as vezes que atinge um marco, é uma festa. Ele adora passar tempo conosco, sentar conosco e ler livros, tocar tambores, pegar nossos eletrônicos, brincar com blocos e muito mais. Não podemos imaginar nossa vida sem ele.”
  • “Raegan é o bebê mais adorável, doce, engraçada e carinhosa. Sua força de vontade e espírito doce é uma combinação difícil de ignorar. Suas irmãs adolescentes, Gabe e Mackenzie, absolutamente adoram a irmãzinha e se derretem quando ela sorri.”
  • “Nosso Finnegan tem um coração muito afetuoso, doce. Ele lida com tudo ao seu redor com muito entusiasmo a todo momento. Acho que uma das coisas favoritas sobre Finnegan é quando o vemos brincar; ele sorri espontaneamente, simplesmente se divertindo muito no momento. Ele tem uma pureza e uma certa sabedoria no olhar. Ele ama com todo seu coração, cheio de força, completamente e sem descanso.”



Cortesia: PopSugar

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Cinema de inclusão: 7 filmes com olhar sensível sobre a síndrome de Down

- Gente boa: Vocalista do Aerosmith ‘faz o dia' de fã com síndrome de Down que o encontrou por acaso (VÍDEO)

- Esta mãe foi criticada sobre 'mimar demais' seu bebê por uma desconhecida e deu uma resposta que todos precisam ler

Também no HuffPost Brasil

Close
Madeline Stuart, modelo com Síndrome de Down que vai desfilar na Fashion Week de Nova York
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção