Huffpost Brazil

Jack Daniel's escondeu por 150 anos que sua receita tradicional foi feita por um escravo

Publicado: Atualizado:
Imprimir

A destilaria Jack Daniel's fica em Lynchburg, no Tennessee, e recebe mais de 200 mil pessoas por ano para um tour que envolve conhecer a fábrica e a história por trás da marca.

Durante anos, contou-se uma história de que, em meados dos anos 50, o jovem Jack tinha aprendido a receita do bom uísque com o Reverendo Dan Call, dono da destilaria.

Bom, acontece que esta é a versão branca e racista da história.

No aniversário de 150 anos da marca, no dia 21 de junho de 2016, algo surpreendente foi esclarecido: Na verdade, Jack aprendeu as técnicas de destilação com Nearis Green, um negro que foi escravizado na fazenda do Reverendo Dan Call.

1

No centro da foto está Jack Daniel, com o chapéu branco, e ao seu lado, o filho do ex-escravo Nearis Green, que participou ativamente da criação do uísque

Isto é mais comum do que se imagina. A participação de escravos na produção de uísques nos Estados Unidos era recorrente no século XIX, em especial na região sul do país.

E quando um produto era criado ou aperfeiçoado por negros, os fazendeiros brancos se apropriavam indevidamente do resultado, omitindo toda e qualquer participação deles no processo.

A história de Nearis, portanto, não era bem um segredo -- e vinha sendo contada no boca a boca da cidade desde a década de 60 --, porém, devido à forte invisibilidade e ao apagamento de negros ao longo da história, ela acabou se perdendo e foi resgatada pela marca apenas agora.

Em entrevista ao New York Times, o historiador da destilaria, Nelson Eddy, disse que foi preciso algo como um grande aniversário da marca para que eles pudessem levantar esse assunto e falar sobre eles mesmos.

O nome de Nearis passou a ser citado no tour oficial da fábrica e também nas redes sociais da Jack Daniel's.

Antes tarde (bem tarde, diga-se) do que nunca, né?

LEIA MAIS:

- Cristiano Ronaldo? Portugal deve o título a Éder, um jovem nascido em Guiné-Bissau

- Beyoncé e Kendrick Lamar quebram tudo na performance de 'Freedom' no BET Awards (VÍDEO)

- 7 negros que transformaram o mundo dos negócios e da tecnologia nos EUA

Também no HuffPost Brasil

Close
Nova coleção da Adidas só tem modelos negros
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção