Huffpost Brazil

Brasileiro do Estado Islâmico planejava atentado na Olimpíada

Publicado: Atualizado:
ISIS
isis
Imprimir

Um membro brasileiro do grupo extremista Estado Islâmico (EI) planejou realizar um atentado contra a delegação da França durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, revelou o jornal francês Libération.

A informação consta de um relatório de oficiais de inteligência do governo francês, publicado nesta quarta-feira (13). A ameaça foi relatada pelo chefe da Direção de Inteligência Militar (DRM) francesa, o general Christophe Gomart, durante uma sessão no dia 26 de maio da comissão parlamentar antiterrorismo – que investiga os atentados de 2015 no país –, cujo teor só foi divulgado hoje no site da Assembleia Nacional.

Em declarações aos parlamentares, Gomart falou ao deputado Georges Fenech de um membro brasileiro do EI que estaria prestes a “cometer atentados contra a delegação francesa nos Jogos”.

De acordo com o jornal Libération, esta parte do diálogo não deveria ter sido incluída no documento publicado hoje e só aparece por um erro de transcrição. Isso porque o relatório, assim como Gomart, não fornecem informações sobre a identidade do brasileiro, nem sua localização. Provavelmente, ele estaria fora do Brasil e pode ser que já tenha até sido preso.

Diversos analistas alertam para o risco de atentados terroristas nos Jogos Olímpicos, que serão disputados de 5 a 21. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) elevou em abril o risco de um ataque do EI durante as Olimpíadas, alegando que tem aumentado o número de cidadãos do país que se aliam ao grupo extremista.

O ministro da Defesa do governo interino de Michel Temer, Raul Jungmann, também admitiu que o EI é uma preocupação. Em 13 de novembro de 2015, o grupo terrorista cometeu uma série de atentados em Paris, que provocaram a morte de 130 pessoas. O episódio é considerado um dos mais sangrentos da história recente da França.

LEIA TAMBÉM:

- Tem muita gente brava com o 'terrorista' descrito pela Abin

- Vai ter Dilma na abertura da Olímpiada. E vai ter Lula também

- Eduardo Paes planeja 'tomar um porre' após Jogos Olímpicos nos Rio

Também no HuffPost Brasil

Close
2015: Terrorismo
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção