Huffpost Brazil

Como combater o estresse com 6 atividades simples, de exercício a meditação

Publicado: Atualizado:
ZEN
Peathegee Inc via Getty Images
Imprimir

Sejam preocupações com trabalho, finanças ou família, ninguém está imune ao estresse.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, o estresse é definido como “a sensação de estar sob muita pressão mental ou emocional”.

O estresse pode “causar doenças sérias” e nos levar a adotar hábitos pouco saudáveis para aliviá-lo, como fumar ou beber.

Felizmente, há várias atividades que podemos praticar para reduzir nossos níveis de estresse. Veja abaixo seis das nossas favoritas:

Jardinagem

jardinagem

Um estudo de 2013 sugeriu que a jardinagem pode ajudar a melhorar o humor e até mesmo combater estresse, ansiedade e depressão.

Segundo a pesquisa, 80% das pessoas que cuidavam de jardins se sentiam satisfeitas com suas vidas, em comparação com 67% que não praticavam jardinagem; 93% dos praticantes acham que a atividade melhora o humor.

Comentando o estudo na época, Paul Zollinger-Read, da Bupa, disse ao The Huffington Post UK: “Não há dúvidas de que estar ao ar livre, em contato com a natureza, vivendo as estações do ano e assistindo plantas e flores crescer pode fazer maravilhas pelo seu bem-estar”.

“Médicos prescrevem academias; por que não jardinagem? Ela pode melhorar a saúde mental, e cavar e arrancar ervas daninhas pode ser um ótimo exercício físico.”

Colorir

lápis de cor

No ano passado, foram vendidos mais de 3 milhões de livros de colorir para adultos no Reino Unido, e muita gente diz que esse tipo de atividade ajuda a manter o estresse e a ansiedade sob controle.

Falando ao HuffPost UK previamente, Tiddy Rowan, autora de “Colour Yourself Calm”, disse: “Às vezes você tenta lembrar de algo mas não consegue achar a resposta, mas ela só aparece quando você está fazendo outra coisa completamente diferente. Colorir nos ajuda a ter mais clareza mental”.

Richard Merritt, co-ilustrador de The Creative Therapy Colouring Book, acrescentou: “Quando você está colorindo, não está pensando em nada mais. Naquele momento -- quando você está sentado com um pedaço de papel e lápis e canetas, sem apps e sem barulho --, você quase volta a ser criança. Colorir é um pouco de escapismo”.

Atividade física

correr

Segundo Matthew Stults-Kolehmainen, do Centro de Estresse da Universidade Yale, exercícios são uma maneira excelente de melhorar o humor.

Ele disse ao HuffPost Healthy Living que aumentar a frequência cardíaca pode reverter os danos que eventos estressantes causam no cérebro.

“O estresse atrofia o cérebro – especialmente o hipocampo, que é responsável por muita coisa, mas particularmente a memória. Quando você está estressado, esquece as coisas”, afirmou ele.

Exercícios físicos promovem a produção de neurormônios como norepinefrina, associados a uma melhor função cognitiva, bom humor e aprendizado, disse ele.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde britânico, alguns cientistas também acreditam que a atividade física tenha o potencial de melhorar o bem-estar, porque ela aumenta a autoestima, o autocontrole e a capacidade de enfrentar desafios.

Trabalho voluntário

voluntariado

Fazer trabalho voluntário em sua comunidade não só ajuda os outros, mas também pode melhorar sua saúde mental e ajudar a combater o estresse.

“Doar e colaborar com os outros pode estimular áreas de recompensa no cérebro, criando sentimentos positivos”, explica o site do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

“Ajudar e trabalhar com os outros também pode nos dar um senso de propósito e sensação de valor próprio.”

“Doar nosso tempo de maneira construtiva nos ajuda a forjar novos relacionamentos existentes e fortalecer os existentes. Relacionar-se com os outros também ajuda a saúde mental.”

Meditação

meditação

Toby Maguire, especialista em administração do estresse no The Body Holiday, St. Lucia, acredita que a meditação é uma das melhores maneiras de acalmar uma mente atribulada.

“A meditação é uma ferramenta poderosa para lidar com o estresse, pois ela permite que o indivíduo se descole de seus pensamentos e emoções e vejas as coisas de uma perspectiva muito mais clara”, afirmou ele previamente ao The Huffington Post UK.

“Ela também pode ser usada para aumentar a confiança, melhorar relacionamentos e criatividade, além de elevar a disciplina e a determinação para atingir objetivos pessoais.”

Dar um tempo

dar um tempo

Vários estudos mostram que levantar da mesa na hora do almoço é uma maneira garantida de aliviar o estresse, mas os britânicos têm as pausas de almoço mais curtas da Europa.

“A verdade é que você precisa de pausas regulares para ser mais feliz e produtivo”, escreveu Angela Smith num blog do The Huffington Post UK.

“Você precisar reduzir a velocidade para acelerar – fazer uma pausa no trabalho vai resultar em menos estresse e mais produtividade.”

“Dar uma caminhada de 20 minutos na rua vai te deixar mais feliz, pois as endorfinas são liberadas no corpo. Funcionários mais felizes se concentram melhor e se irritam menos com os colegas (e com a tecnologia!).”

Este artigo foi originalmente publicado pelo The Huffington Post UK e traduzido do inglês.


Também no HuffPost Brasil

Close
5 Tipos de meditação nos quais não é preciso ficar sentado
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção