Huffpost Brazil
Amauri Terto Headshot

Além de 'Carandiru': 5 filmes para entender o universo dramático de Hector Babenco

Publicado: Atualizado:
CARANDIRU
Divulgação
Imprimir

O cineasta argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco morreu na noite desta quarta-feira (13), vítima de uma parada cardíaca.

Um dos mais respeitados cineastas de sua geração, Babenco tem uma obra marcada por retratos da criminalidade no Brasil - dentro e fora de presídios.

Mas sua filmografia não se resume a essa temática. Há também espaço para outras perspectivas dramáticas e histórias que se passam longe do cenário brasileiro.

A seguir, você adentra ao universo do cineasta a partir de 6 títulos de sua trajetória cinematográfica.

1) Lucio Flavio, o Passageiro da Agonia (1977)

pssageiro

Babenco ganhou notoriedade com o filme Lucio Flavio, o Passageiro da Agonia(1977), vencedor do Prêmio do Público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Baseado no livro de José Louzeiro, o filme acompanha a trajetória de Lúcio Flávio, célebre criminoso da década de 70, que se tornou conhecido em todo o Brasil pelos roubos a banco e grandes fugas.

Veja um trecho do filme:

2) Pixote, a Lei do Mais Fraco (1982)

pixote

A projeção internacional de Babenco veio em 1982 com Pixote, a Lei do Mais Fraco, filme que conta a história de um garoto pobre paulistano que se afeiçoa a uma prostituta vivida por Marília Pêra. Indicado ao Globo de Ouro, o longa entrou para a lista de melhores filmes estrangeiros dos anos 80 pela Associação de Críticos dos Estados Unidos.

Assista ao trailer:

3) O Beijo da Mulher Aranha (1985)

beijo

O sucesso de Pixote rendeu ao cineasta uma coprodução Brasil-EUA, que resultou em O Beijo da Mulher Aranha, estrondoso sucesso de bilheteria e crítica fora do país. Com Sonia Braga no elenco, o filme acompanha a história de dois presos que dividem a mesma cela: um prisioneiro político e um homossexual condenado por comportamento imoral. A produção recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Direção. William Hurt levou a estatueta de Melhor Ator. Pela sua atuação, Sonia Braga recebeu uma indicação ao Globo de Ouro.

Assista ao trailer:

4) Ironweed (1987)

ironweed

Em 1987, Ironweed chegou aos cinemas. O filme traz como protagonistas ninguém menos que os astros Jack Nicholson e Meryl Streep. O drama conta a história de Francis e Helen, um esquizofrênico e uma ex-cantora, ambos alcóolatras, que ajudam um ao outro a encarar fantasmas do passado. O trabalho arrasador de Meryl e Nicholson rendeu uma indicação ao Oscar para cada.

Assista ao trailer:

5) Carandiru (2003)

carandiru

Em 2003, o cineasta voltou a retratar o universo do crime com a superprodução Carandiru. Baseado no livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella, o longa narra as experiências de um médico que realiza um trabalho de prevenção a AIDS no então maior presídio da América Latina, o Carandiru. O filme levou quase 5 milhões de brasileiros aos cinemas e foi indicado à Palma de Ouro.

Assista ao trailer:

6) Meu Amigo Hindu (2015)

meu amigo

Meu Amigo Hindu, o derradeiro trabalho de Babenco também merece integrar essa lista. Com inspiração autobiográfica, o filme é protagonizado pelo ator indicado ao Oscar William Dafoe. A produção conta a história de um cineasta que, após diagnóstico de câncer em estado avançado, decide se casar e partir para o único tratamento possível nos EUA. Lá, ele encontra um menino hindu de 8 anos, com quem passa a compartilhar aventuras fantasiosas relacionadas ao cinema – que o ajudam a suportar sua dura realidade.

Meu Amigo Hindu foi o filme de abertura da 39ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que ocorreu em outubro de 2015.

Assista ao trailer:

Além dos filmes listados acima, Hector Babenco, que partiu aos 70 anos, deixou ainda outras quatro produções que também merecem ser vistas com atenção. São elas: O Rei da Noite (1975), Brincando nos Campos do Senhor (1990), Coração Iluminado (1998) e O Passado (2007).

LEIA MAIS:

- 'La La Land': Emma Stone e Ryan Gosling vão roubar seu coração com o charmoso trailer (VÍDEO)

- Até Robert Downey Jr. achou massa a 'Homem de Ferro negra' da Marvel

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
Atrizes que rasparam a cabeça para filmes
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção